Reportagens

Educação contra incêndios economiza

Estudo feito na Flórida demonstra que prevenção de incêndios evita perdas ambientais e econômicas. A cada dólar gasto em educação outros 35 são economizados.

Vandré Fonseca ·
22 de julho de 2010 · 14 anos atrás

Campanhas educativas para prevenir incêndios podem salvar milhares de dólares perdidos em incêndios florestais. A afirmação está em um estudo publicado na revista Forest Science, por cientistas americanos.

Os pesquisadores desenvolveram um modelo para calcular os efeitos da educação ambiental na prevenção de incêncios florestais na Flórida, entre 2002 e 2007 e analisaram como as medidas podem reduzir a ocorrência de fogo, a área queimada e o impacto sobre rede de atividades econômicas associadas. De acordo com eles, para cada dólar gasto em campanhas de prevenção, outros 35 dólares são economizados.
 
Se os investimentos na prevenção contra fogo na Flórida entre 2002 e 2007 fossem dobrados, o que significaria gastos de 500 mil dólares, poderiam ser evitados mais de 800 focos de incêndio e economizados 11 milhões de dólares por ano, em danos provocados pelo fogo e custos de combate aos incêndios. Segundo os pesquisadores, esta é a primeira pesquisa a demonstrar que os gastos em educação ambiental são efetidos para proteger a vida selvagem. (Vandré Fonseca)

Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.