Reportagens

Caatinga ganha recursos financeiros para apoio a projetos

Ministério do Meio Ambiente e Caixa Econômica Federal vão atuar conjuntamente no financiamento de projetos voltados à conservação da Caatinga.

Daniele Bragança ·
14 de fevereiro de 2011 · 15 anos atrás

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA/CEF) vão atuar conjuntamente no financiamento de projetos voltados à conservação da Caatinga. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, assinaram termo de compromisso que permitirá o lançamento de editais que incente o manejo sustentável dos recursos naturais do Bioma.

Serão elaborados editais voltados às ações de combate ao desmatamento e à desertificação, além do financiamento dos pólos das indústrias de cerâmica e gesso, que fazem uso de recursos florestais na forma de lenha e carvão. A utilização de madeira representa a segunda principal fonte de energia da região da Caatinga e são consumidos, em boa parte, pela indústria da construção civil. O uso sustentável desses recursos pode impulsionar o desenvolvimento econômico e socioambiental da região, evitar a desertificação e garantir a sobrevivência das populações sertanejas.

A expectativa é que já no segundo semestre de 2011, os projetos sejam selecionados e a execução iniciada.

A Caatinga é o único bioma que só ocorre no Brasil e abriga diversas áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, com recursos naturais fundamentais para a sobrevivência da população que reside em sua área. Com cerca de 844 mil km² (quase 11% do território nacional), se espalha desde o Maranhão até o norte de Minas Gerais. O uso indiscriminado de carvão e lenha já levou ao desmatamento de 45% do bioma, o que contribui para o aumento da desertificação no semiárido.

As etapas de seleção e apoio à qualificação técnica dos projetos a serem financiados pelo Fundo Socioambiental serão conduzidas pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, com base nos eixos temáticos prioritários para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente.

A parceira faz parte da comemoração do Ano Internacional das Florestas. (Daniele Bragança)

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
8 de dezembro de 2025

“Eles sabem que estão errados”, diz Lula sobre decisão do Congresso sobre Licenciamento

Presidente disse que parlamentares vão recorrer a ele quando mercados importadores de produtos brasileiros se fecharem por problemas ambientais

Reportagens
8 de dezembro de 2025

Brasil escolhe trilhar o mapa do caminho do carvão mineral

Enquanto defende no plano internacional a transição para longe dos combustíveis, o Brasil segue aprovando medidas que dão sobrevida à indústria do carvão mineral

Análises
8 de dezembro de 2025

Oceano e clima: um diálogo indissociável

O oceano precisa permanecer na agenda do debate e decisões para o enfrentamento das mudanças climáticas. A COP30 representou um passo nesse sentido, muitos outros serão necessários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.