Reportagens

Caatinga ganha recursos financeiros para apoio a projetos

Ministério do Meio Ambiente e Caixa Econômica Federal vão atuar conjuntamente no financiamento de projetos voltados à conservação da Caatinga.

Daniele Bragança ·
14 de fevereiro de 2011 · 14 anos atrás

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA/CEF) vão atuar conjuntamente no financiamento de projetos voltados à conservação da Caatinga. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, assinaram termo de compromisso que permitirá o lançamento de editais que incente o manejo sustentável dos recursos naturais do Bioma.

Serão elaborados editais voltados às ações de combate ao desmatamento e à desertificação, além do financiamento dos pólos das indústrias de cerâmica e gesso, que fazem uso de recursos florestais na forma de lenha e carvão. A utilização de madeira representa a segunda principal fonte de energia da região da Caatinga e são consumidos, em boa parte, pela indústria da construção civil. O uso sustentável desses recursos pode impulsionar o desenvolvimento econômico e socioambiental da região, evitar a desertificação e garantir a sobrevivência das populações sertanejas.

A expectativa é que já no segundo semestre de 2011, os projetos sejam selecionados e a execução iniciada.

A Caatinga é o único bioma que só ocorre no Brasil e abriga diversas áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, com recursos naturais fundamentais para a sobrevivência da população que reside em sua área. Com cerca de 844 mil km² (quase 11% do território nacional), se espalha desde o Maranhão até o norte de Minas Gerais. O uso indiscriminado de carvão e lenha já levou ao desmatamento de 45% do bioma, o que contribui para o aumento da desertificação no semiárido.

As etapas de seleção e apoio à qualificação técnica dos projetos a serem financiados pelo Fundo Socioambiental serão conduzidas pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, com base nos eixos temáticos prioritários para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente.

A parceira faz parte da comemoração do Ano Internacional das Florestas. (Daniele Bragança)

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
21 de fevereiro de 2025

Até 2100, mais de 80% das espécies de anfíbios do Pantanal e entorno perderão áreas adequadas

Estudo realizado por pesquisadores do Brasil e da Suíça prevê que, mesmo em cenário otimista de emissões de gases do efeito estufa, haverá perda em 99% da área da bacia do Alto Paraguai

Notícias
20 de fevereiro de 2025

Especialistas em meio ambiente vão ajudar a escolher novo diretor do INPE

Clézio De Nardin deixou o cargo após cumprir mandato de quatro anos. Carlos Nobre e Capobianco fazem parte do Comitê de Busca do novo diretor

Análises
20 de fevereiro de 2025

O javali no Brasil: passado, presente e futuro de uma “praga incompreendida”

Em 2025, o IBAMA prepara uma nova norma para o controle do javali no Brasil. Na prática, essas determinações podem contribuir para a multiplicação da praga no país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.