Reportagens

Caatinga ganha recursos financeiros para apoio a projetos

Ministério do Meio Ambiente e Caixa Econômica Federal vão atuar conjuntamente no financiamento de projetos voltados à conservação da Caatinga.

Daniele Bragança ·
14 de fevereiro de 2011 · 13 anos atrás

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA/CEF) vão atuar conjuntamente no financiamento de projetos voltados à conservação da Caatinga. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, assinaram termo de compromisso que permitirá o lançamento de editais que incente o manejo sustentável dos recursos naturais do Bioma.

Serão elaborados editais voltados às ações de combate ao desmatamento e à desertificação, além do financiamento dos pólos das indústrias de cerâmica e gesso, que fazem uso de recursos florestais na forma de lenha e carvão. A utilização de madeira representa a segunda principal fonte de energia da região da Caatinga e são consumidos, em boa parte, pela indústria da construção civil. O uso sustentável desses recursos pode impulsionar o desenvolvimento econômico e socioambiental da região, evitar a desertificação e garantir a sobrevivência das populações sertanejas.

A expectativa é que já no segundo semestre de 2011, os projetos sejam selecionados e a execução iniciada.

A Caatinga é o único bioma que só ocorre no Brasil e abriga diversas áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, com recursos naturais fundamentais para a sobrevivência da população que reside em sua área. Com cerca de 844 mil km² (quase 11% do território nacional), se espalha desde o Maranhão até o norte de Minas Gerais. O uso indiscriminado de carvão e lenha já levou ao desmatamento de 45% do bioma, o que contribui para o aumento da desertificação no semiárido.

As etapas de seleção e apoio à qualificação técnica dos projetos a serem financiados pelo Fundo Socioambiental serão conduzidas pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, com base nos eixos temáticos prioritários para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente.

A parceira faz parte da comemoração do Ano Internacional das Florestas. (Daniele Bragança)

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
12 de julho de 2024

Aprovado, PL do hidrogênio abre brechas para alta emissão de carbono, alertam ONGs

Nota da Coalizão Energia Limpa e do Observatório do Clima critica aumento do limite de emissões e risco de utilização de combustíveis fósseis na produção do hidrogênio; projeto vai à sanção

Notícias
12 de julho de 2024

Rios amazônicos recebem 182 mil toneladas de plástico por ano

Bacia Amazônica já é a segunda bacia hidrográfica mais poluída do mundo, alertam pesquisadores

Salada Verde
12 de julho de 2024

Indígenas se reúnem para discutir restauração ecológica

Técnicas desses povos para recuperar ambientes naturais podem ser incorporadas em políticas públicas nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.