Reportagens

Caatinga ganha recursos financeiros para apoio a projetos

Ministério do Meio Ambiente e Caixa Econômica Federal vão atuar conjuntamente no financiamento de projetos voltados à conservação da Caatinga.

Daniele Bragança ·
14 de fevereiro de 2011 · 13 anos atrás

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA/CEF) vão atuar conjuntamente no financiamento de projetos voltados à conservação da Caatinga. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, assinaram termo de compromisso que permitirá o lançamento de editais que incente o manejo sustentável dos recursos naturais do Bioma.

Serão elaborados editais voltados às ações de combate ao desmatamento e à desertificação, além do financiamento dos pólos das indústrias de cerâmica e gesso, que fazem uso de recursos florestais na forma de lenha e carvão. A utilização de madeira representa a segunda principal fonte de energia da região da Caatinga e são consumidos, em boa parte, pela indústria da construção civil. O uso sustentável desses recursos pode impulsionar o desenvolvimento econômico e socioambiental da região, evitar a desertificação e garantir a sobrevivência das populações sertanejas.

A expectativa é que já no segundo semestre de 2011, os projetos sejam selecionados e a execução iniciada.

A Caatinga é o único bioma que só ocorre no Brasil e abriga diversas áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, com recursos naturais fundamentais para a sobrevivência da população que reside em sua área. Com cerca de 844 mil km² (quase 11% do território nacional), se espalha desde o Maranhão até o norte de Minas Gerais. O uso indiscriminado de carvão e lenha já levou ao desmatamento de 45% do bioma, o que contribui para o aumento da desertificação no semiárido.

As etapas de seleção e apoio à qualificação técnica dos projetos a serem financiados pelo Fundo Socioambiental serão conduzidas pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, com base nos eixos temáticos prioritários para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente.

A parceira faz parte da comemoração do Ano Internacional das Florestas. (Daniele Bragança)

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.