Salada Verde

1.200 aves resgatadas do tráfico no interior baiano

Crime tem grande impacto ambiental e envolve da captura ao comércio criminoso que abastece mercados ilícitos e coleções

Aldem Bourscheit ·
10 de maio de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Quase 1.200 aves silvestres foram resgatadas de traficantes no interior da Bahia graças a uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e órgãos ambientais municipais. 

As espécies apreendidas em Queimadas, Senhor do Bonfim, Cansanção, Itiúba, Filadélfia, Ponto Novo e Jaguarari incluem papagaios e periquitos, papa-capim, golinho, azulão, cardeal (foto acima) e coleirinho. Suas beleza e canto atraem criminosos no país todo.

As aves que não puderam retornar de pronto à natureza ficarão no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cruz das Almas, a 150 km da capital Salvador. Se o tratamento que receberem no local for bem sucedido, elas poderão também voltar a voar livres.

Nota da PRF lembra que o tráfico de vida selvagem é um crime de grande impacto ambiental que envolve desde a captura até o comércio ilegal, especialmente aves que abastecem mercados ilícitos de animais de estimação, colecionadores e afins.

“A integração entre órgãos de segurança pública e ambientais, como evidenciado nessas ações, é fundamental para enfrentar os desafios relacionados à preservação da fauna brasileira e proteger a biodiversidade”, ressalta o órgão policial.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Reportagens
28 de fevereiro de 2024

Uma ponte sul-americana para o tráfico internacional de animais

Repetidos crimes com espécies brasileiras em risco de extinção convergem ao Suriname, palco de conturbada história política

Salada Verde
12 de março de 2024

Polícia Federal faz operação contra quadrilha de tráfico de animais no RJ

Policiais cumpriram 23 mandados em 5 cidades; investigação começou com apreensão de macacos-prego em sítio de Nicole Bahls, que não é investigada, em janeiro do ano passado

Salada Verde
5 de março de 2024

PF investiga tráfico de micos capturados em área protegida

Ao menos um dos acusados cometeria crimes contra a fauna há duas décadas. Caso anterior foi registrado em Cabo Frio (RJ)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.