Pesquisa do biólogo marinho alemão Victor Smetacek aponta que a quase erradicação de baleias azuis pela caça nas águas da Antártica não levou ao aumento da população do krill, aquele micro-camarão que que lhes servia alimento. Ao contrário. A pesquisa de Smetacek, que saiu no semanário alemão Die Zeit e foi replicada em inglês pelo The Earth Times, mostra que a baleia azul, principal predador do krill, era ao mesmo tempo intrinsicamente ligada ao ciclo de vida do bichinho. Seus excrementos liberavam ferro na água, fundamental para produzir as algas que os krills comem.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Morte de onça em MS faz projeto de lei de 2015 avançar na pauta da Câmara dos Deputados
Caso na BR-262 recoloca em pauta projeto que prevê medidas para reduzir atropelamentos de fauna em rodovias brasileiras; PL será votado no Plenário →
PF e Ibama destroem 15 dragas em operação contra garimpo ilegal no rio Madeira
Operação destruiu equipamentos de dragagem em Rondônia e busca avançar sobre financiadores e redes que sustentam o garimpo ilegal no rio Madeira →
Falta de água, banheiro e peixes pode complicar a conservação
Comunidades enfrentam precariedades e pressões externas enquanto mantêm ambientes e modos de vida tradicionais →

