Salada Verde

Santos Dumont nas Cataratas

O leitor Mário Rangel ao ler o artigo de Marcos Sá Corrêa sobre o aniversário de 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu enviou ao O Eco um achado valioso. Trata-se de um recorde do jornal "O Estado de São Paulo" que revela o apreço que o aviador Santos Dumont tinha pelas Cataratas. A 'reportagem' descreve a chegada a São Paulo de Dumont após ter viajado milhares de quilômetros por terra até Buenos Aires. Sua parada no 'Salto do Iguassú' no entanto foi o que mais o marcou. "Chegando ao Salto do Iguassú fiquei, positivamente, maravilhado. Imagine você um Niagara - ainda não viu o Niagara? pois imagine uma immensa quéda d´água offerecendo o mais bizarro pittoresco deste mundo: cachoeiras numerosas e variadíssimas, ilhas espalhadas por alli e a vegetação, e uma infinidade de aspectos bellissimos. O Iguassú, sem nenhum exaggero, é uma maravilha", disse apaixonadamente Dumont. Tanto que após a visita se transformou em árduo defensor da transformação da região em Parque Nacional. Leia o artigo completo clicando na foto ao lado.

Salada Verde ·
15 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
30 de março de 2026

Brasil tem 1.594 municípios em situação de vulnerabilidade climática e fiscal

Levantamento feito pelo Observatório do Clima cruzou dados da plataforma AdaptaBrasil e do Tesouro Nacional

Análises
30 de março de 2026

Combate ao crime ambiental repete erro do uso indiscriminado de antibióticos

Resposta estatal ao crime ambiental organizado lembra o uso indiscriminado de antibióticos e a origem das superbactérias: o combate tem alimentado o inimigo

Salada Verde
30 de março de 2026

Mundo precisa reinventar sistema financeiro para bancar transição climática, diz relatório

Com foco na meta de US$ 1,3 trilhão anuais, a Plataforma CIPÓ aponta reformas no sistema financeiro internacional para viabilizar a transição ambiental justa de Baku a Belém

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.