Salada Verde

Indonésia em chamas

As queimadas, infelizmente, não acontecem apenas no Brasil. Nesta época do ano, elas praticamente tomam conta do cinturão tropical do planeta. Essa imagem capturada pelos satélites da Nasa mostra a extensão das chamas, no início de agosto, na Indonésia. Lá, como aqui na América do Sul, a maioria das queimadas são produzidas por mãos humanas, para acelerar a derrubada de árvores por madeireiros ou limpar áreas de floresta para gado e plantações. Mas ao contrário do que acontece nessas nossas bandas, o fogo ateado em solo indonésio, graças a sua grossa cobertura de biomassa, queima com mais intensidade e gera muito mais fumaça. Na estação de queimadas, ela avança sobre os céus da Malásia e Cingapura e atrapalha o tráfegoi de aviões e navios no Sul da Ásia.

Salada Verde ·
27 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Cenário num dos pontos de acesso à Resex de Cassurubá. Foto: Eduardo Melo / Instituto Baleia Jubarte / WWF-Brasil
Reportagens
22 de abril de 2026

Falta de água, banheiro e peixes pode complicar a conservação

Comunidades enfrentam precariedades e pressões externas enquanto mantêm ambientes e modos de vida tradicionais

Colunas
22 de abril de 2026

O som que não ouvimos: o zunido da Terra e o que ele revela sobre nossa relação com o mundo

Diferentes hipóteses já tentaram explicar o fenômeno: desde ventiladores industriais até sons emitidos por peixes ou turbulências atmosféricas. Nenhuma delas conseguiu encerrar o debate

Reportagens
21 de abril de 2026

A conservação mantém de pé a economia que o mar produz

Como uma natureza conservada sustenta milhares de empregos, renda e atividades produtivas no litoral brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.