Salada Verde

Sem desculpa esfarrapada

A sociedade civil quer pressa na resolução do impasse entre Petrobrás, Agência Nacional do Petróleo (ANP), montadoras de veículos e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sobre o diesel mais limpo. Na última sexta (12), dois dias depois de o ministro Carlos Minc anunciar que adiantaria o uso do combustível com 10 partes por milhão (ppm) de Enxofre (S) para 2012, o Ministério Público Federal recomendou que a ANP dê início imediato à especificação do diesel S-10 e que a publique até dezembro deste ano. A recomendação foi feita para que, quando chegar a época de aplicação desta fase, Petrobrás e montadoras não venham com a desculpa de que seu cumprimento está atrasado em virtude dos atrasos da ANP, como aconteceu com a Resolução 315/2002 do Conama. Atualmente, a petrolífera estatal e sete montadoras são alvos de Ações Civis Públicas que pedem o cumprimento da norma no prazo estipulado, até janeiro de 2009. 

Salada Verde ·
15 de setembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
7 de outubro de 2026

Agricultura familiar do PA mira além da rastreabilidade e dá fôlego à Pecuária Sustentável

Pequenos pecuaristas aproveitam programa do governo que obriga identificação individual do gado para ampliar repertório de manejo e gestão, colhendo resultados na preservação ambiental →

Colunas
7 de outubro de 2026

Expedições percorrem a costa brasileira para estudar a biodiversidade marinha

Dados coletados em cruzeiros científicos sinóticos na Amazônia Azul permitirão cruzar informações de norte a sul da costa brasileira →

Podcast
7 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #3 – A revolução regenerativa na produção de commodities

Episódio do podcast desconstrói o mito de que a agricultura regenerativa é restrita a pequenas produções e mostra sua aplicação em commodities em larga escala →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.