Salada Verde

Pressão em Brasília

O Instituto Socioambiental (ISA) acaba de soltar a notícia de que 84 índios enawene nawe estão a caminho de Brasília para exigir uma espécie de moratória para novos empreendimentos hidrelétricos em Mato Grosso. No dia 11 de outubro, o grupo ateou fogo ao canteiro de obras da PCH Telegráfica, em construção no rio Juruena, em protesto contra o prosseguimento das negociações de compensação ambiental do complexo hidrelétrico – mergulhado em polêmicas por irregularidades no licenciamento estadual. Eles também reclamam da existência de outras dezenas de projetos hidrelétricos previstos para a região, sobre os quais foram informados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apenas em julho deste ano.

Salada Verde ·
28 de outubro de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
13 de março de 2026

Quem são os atingidos por desastres?

Há mais de dez anos desde o rompimento da barragem em Mariana, em Minas Gerais (MG), faltam informações e sobram consequências

Notícias
13 de março de 2026

Nascimento de filhote de harpia em reserva da Bahia é comemorado pela Ciência

Desde 2018 não eram registrados nascimentos na unidade. Filhote ativo no Corredor Central da Mata Atlântica é passo importante para evitar extinção

Salada Verde
13 de março de 2026

Em homenagem ao cão Orelha, governo aumenta multa para quem maltrata animais

Novo decreto amplia de R$500 para R$ 1.500 valor da multa mínima em caso de maus tratos aos animais. Governo também estabeleceu a criação da Conferência Nacional de Direitos Animais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.