Salada Verde

Vale dos Dinossauros

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) fechou acordo com Superintendência Estadual de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Ibama, Departamento Nacional de Produção Mineral, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e município de Sousa para a preservação do Vale dos Dinossauros. O sítio geológico e paleontológico fica na Bacia do Rio do Peixe, a 414 quilômetros de João Pessoa. Com isso, devem aumentar a fiscalização contra extração ilegal de areia, ser feitos estudos sobre 25 sítios paleontológicos, ser elaborado material educativo, ser implementada sinalização sobre o local e identificação para funcionários, ser definido um conselho gestor e guardas florestais e serem realizadas obras para recuperação de estragos no local. Ao que tudo indica, o Iphan reconhecerá o sítio (com pegadas de dinossauros, como essas da foto) como patrimônio cultural paisagístico, realizando seu tombamento. Depois das melhorias, o local também deve ser apresentado como candidato à lista dos bens do Patrimônio da Humanidade elaborada pela Unesco. Mais informações aqui.

Salada Verde ·
2 de abril de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de julho de 2026

Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha

Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe

Notícias
10 de julho de 2026

Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência

Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro

Análises
10 de julho de 2026

Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?

Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.