Salada Verde

Gelo fino no Ártico

Na animação, a cor amarela mostra a predominância, durante o inverno, da formação do gelo fino no ÁrticoNesta semana de notícias preocupantes sobre o estado das calotas polares do planeta, o Centro Nacional de Dados sobre Gelo e Neve, da Universidade de Boulder (Colorado), divulgou ontem o balanço da qualidade das placas congeladas formadas neste último inverno no Mar Ártico. Como se vê na animação acima, a maioria do gelo (90%) trata-se de uma formação recente. Isso contrasta com a média de outros anos, em que o gelo fino representava até 70%. O resultado é que com a chegada da primaveira e verão, o derretimento das áreas congeladas será bem maior.

Salada Verde ·
7 de abril de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Clima à Mesa _ Ilustração Matéria 3
Reportagens
19 de março de 2026

O gosto da transição

Oficialmente nos planos para o processo de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, a transição agroecológica propõe novos paradigmas que articulam conservação ambiental e justiça social

Salada Verde
19 de março de 2026

Fundação Grupo Boticário lança edital de bolsa-reportagem sobre oceanos

Iniciativa é inclui cooperação com a UNESCO; projetos são voltados para reportagens sobre adaptação climática em cidades costeiras

Notícias
18 de março de 2026

Manifestação pressiona Paes a criar novas áreas protegidas no Rio antes de saída da prefeitura

Projeto de decreto que cria Corredor Azul, com quatro novas unidades de conservação que conectam os parques da Pedra Branca e da Tijuca aguarda assinatura do Executivo municipal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.