Salada Verde

Lei verde baseada em fragilidades

Outro destaque da audiência pública de ontem no Congresso, sobre propostas de ruralistas para enfraquecer a proteção ambiental no país, foi a apresentação de Gustavo Curcio, pesquisador da Embrapa. Especialistas em solos, defendeu que a legislação sobre tamanho de áreas de preservação permanente (APPs) levasse conta as características e fragilidades dos terrenos e não patamares fixos como 30 ou 50 metros a partir da margem de rios inclinação de morros. A proposta tem lógica, mas foi refutada pelo ministro do Supremo Tribunal de Justiça Herman Benjamin. Ele afirmou que não haveria condições de se vasculhar todo o país em busca dos tipos de solo e afirmou que a lei é baseada em "cortes" voltados à proteção do meio ambiente, assim como ocorre em outros setores, como definir a maioriadade penal a partir dos 18 anos. "Isso é técnica legislativa", disse.

Salada Verde ·
30 de abril de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
19 de março de 2026

Ibama libera abate de pirarucu fora da Amazônia e classifica espécie como invasora

Nova instrução normativa permite pesca sem restrições em bacias onde o peixe não é nativo e prevê uso social da carne

Salada Verde
19 de março de 2026

CleanUp Bay 2026 mobiliza cinco municípios em ação simultânea na Baía de Guanabara

Mutirão reúne voluntários no Dia Mundial da Água e evidencia pressão dos resíduos sobre um dos ecossistemas costeiros mais impactados do país

Reportagens
19 de março de 2026

Turismo de observação da baleia-franca-austral cresce em Santa Catarina

Estado se torna Área Patrimônio de Baleias, selo que pode ajudar na conservação da espécie; Expansão urbana, política e especulação imobiliária ameaçam conquistas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.