Salada Verde

Crise cortou emissões da indústria

Análise do Ipea mostra que 1,7 bilhão de toneladas de gases que aquecem o planeta deixaram de ser emitidas no Brasil pelas indústrias de carros, cimento, ferro, aço e alumínio. Efeitos da crise econômica.

Salada Verde ·
19 de maio de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Estudo assinado pelos pesquisadores José Aroudo Mota, Geraldo Sandoval Góes, Jefferson Gazoni, Marcelo Teixeira da Silveira e José Maria Reganhan, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea/Ministério do Planejamento), mostra que a crise econômica evitou emissões de 1,783 bilhão de toneladas de Dióxido de Carbono no Brasil entre outubro de 2009 e janeiro deste ano. O montante é equivalente a cerca de 5% das emissões da indústria paulista.

A análise observou as indústrias de automotiva, de cimento, de ferro e aço e de alumínio. Todas tiveram produção e vendas contidas pela recessão econômica. A maior retração em emissões foi observada no setor de ferro e aço. “A crise financeira internacional tem provocado impactos ambientais positivos nos ecossistemas brasileiros”, concluem os autores do trabalho. Com produção e vendas em baixa, cai também a pressão para exploração de mais recursos naturais, de minérios a madeiras e outros insumos.

Não à toa, esses ramos da indústria são chamados de eletrointensivos. Eles consomem enormes quantidades de energia elétrica para elaborar itens primários, para consumo interno ou exportação. Um caso emblemático atrelado a esta lógica é o da usina hidrelétrica de Tijuco Alto, no Paraná. Ela foi projetada e deverá ser construída, acabando com cavernas, para alimentar uma produtora de alumínio da Votorantim.

Os autores do estudo também reforçaram que a crise econômica global é oportunidade clara para se alterar os modelos produtivos e, assim, poupar recursos naturais e reduzir a poluição. “Vale salientar que a queda nos níveis de carbono emitido irá despertar e acirrar o debate entre aqueles que apregoam o crescimento econômico a qualquer custo, inclusive com perdas da biodiversidade brasileira, com o movimento ambientalista”, avaliaram os pesquisadores do Ipea.

Graças a incentivos governamentais e ao reaquecimento da economia, a indústria brasileira vem retomando seus níveis de produção. Nos mesmos moldes anteriores.

Confira o estudo do Ipea aqui.

Leia também

Notícias
22 de julho de 2024

Paul Watson, fundador do Greenpeace e protetor de baleias, é preso na Groenlândia

Ambientalista foi detido por agentes da polícia federal da Dinamarca, em cumprimento a mandado de prisão do Japão; ele partia da Irlanda para confrontar navio baleeiro japonês

Salada Verde
22 de julho de 2024

Encontro de alto nível sobre ação climática reúne ministros e líderes de 30 nações

8ª Conferência Ministerial sobre Ação Climática (MoCA), realizada este ano na China, tem objetivo de destravar discussões que ficaram emperradas em Bonn

Notícias
22 de julho de 2024

Ministério Público investiga esquema de propina em órgão ambiental da Bahia

Servidores, ex-funcionários e outros investigados teriam recebido até R$ 16,5 milhões de fazendeiros para facilitar concessão de licenças ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.