Gabão, berçário de tartarugas-gigantes

Um grupo internacional de pesquisadores identificou o Gabão, na África, como o local de maior ocorrência de tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga-gigante, em todo o mundo. A estimativa é que nas praias deste país africano existam entre 15.730 e cerca de 41 mil fêmeas da espécie. Grande parte do local onde as populações foram descobertas é protegido por trabalhos de conservação. A tartaruga-gigante atinge mais de 500 quilo, é a maior entre as tartarugas atuais e quarta maior entre os répteis. O estudo, publicado na edição de maio da Biological Conservation alerta também para a importância da preservação da espécie, que teve suas populações nos oceanos Pacífico e Índico reduzidas em mais de 90% nas duas últimas décadas. A União Internacional para Conservação da Natureza lista a espécie como “criticamente ameaçada”, mas há carência de registros populacionais no Atlântico, especialmente na África. Leia mais sobre o assunto, clicando aqui.

20 de maio de 2009 · 15 anos atrás