Salada Verde

Premiados os inimigos da Amazônia

Organizações não-governamentais apontam os parlamentares que mais têm lutado pela destruição da floresta tropical. Confira aqui os principais ganhadores.

Salada Verde ·
5 de junho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Saiu hoje (5) o nome dos ganhadores do Prêmio Inimigo da Amazônia, concedido anualmente pelo Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente (FBOMS). Confira abaixo os principais ganhadores da categoria Espécies Nativas.

Foto: Fábio Pozzebom/ABr Senadora Kátia Abreu (DEM/TO)– Líder ruralista no Senado, é autora do decreto legislativo que tenta sustar a validade de medidas de combate ao desmatamento e relatora da MP 458, que regulariza a grilagem na Amazônia.
Foto: Agência Senado Senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR) – Autor e promotor da PEC 38, que tenta acabar com a demarcação de unidades de conservação e terras indígenas, foi grande defensor da demarcação não-contínua da Terra Índígena Raposa/Serra do Sol. Votou a favor da MP 458 na íntegra.
Foto: José Cruz Senador Romero Jucá (PMDB/RR) – Autor e promotor do projeto de lei que autoriza mineração dentro de terras indígenas, liderou a bancada do governo para aprovar a MP 458 e derrubar destaques que poderiam melhorá-la. É também o grande articulador da aprovação da MP 422 no Senado, que ampliou o limite de 400 para 1500 hectares das terras públicas que podem ser repassadas para o domínio privado sem licitação.
Foto: Fabio Pozzebom/ABr Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) – Defensor veemente da MP 458, votou a favor em sua íntegra, defendendo a regularização para empresas e ocupantes indiretos, com a alegação de que “não serve para nada separar o joio do trigo”. Também é autor do projeto de lei que permite plantar dendê na reserva legal de imóveis da Amazônia. Quer a revogação do Código Florestal.

Na lista de ganhadores do Prêmio Inimigos da Amazônia, categoria Espécies Nativas, também figuram os deputados Asdrúbal Bentes (PMDB/PA), relator da MP 458 na Câmara, e Homero Pereira (PR/MT), que se destaca pela luta contra os povos indígenas.

Na categoria Espécie Exótica estão os deputados José Nobre Guimarães (PT/CE), relator da MP 452 na Câmara, aquela que libera de licenciamento reformas em estradas federais, Aldo Rebelo (PC do B/SP), que acredita que os índios são um atraso para o país, e por isso, luta contra a demarcação de terras indígenas, e Valdir Colatto (PMDB/SC), expoente intelectual da bancada ruralista, é autor do Código Ambiental que de ambiental não tem nada.

A FBOMS também divulgou o nome dos ganhadores do Prêmio Amigos da Amazônia. Os senadores Marina Silva (PT/AC) e José Nery (PSOL/PA), e o deputado Sarney Filho (PV/MA), figuram na lista de ganhadores da categoria Espécies Nativas. Já os senadores Aloísio Mercadante (PT/SP),  Cristovam Buarque (PDT/DF) e Renato Casagrande (PSB/ES), e o deputado Paulo Teixeira (PT/SP), são os vencedores da  categoria Espécies Exóticas. Para saber mais sobre os vencedores, clique aqui.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.