Salada Verde

Médicos querem mais ação de Minc

A Sociedade Brasileira de Cardiologia enviou uma carta a Carlos Minc pedindo mais providências e mais empenho do ministro para que o governo adote medidas que reduzam a poluição nas grandes cidades. O documento é fruto de um fórum que a entidade organizou em São Paulo. "Para citar outro exemplo, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo comprovou que, nos dias de alto índice de poluição e baixa temperatura, há um incremento de pelo menos oito mortes devidas a doenças cardiovasculares neste único hospital. Isso porque, segundo estudos recentes, 20% das mortes por evento cardíaco na cidade são aceleradas por causa da poluição. No caso de infartos, por exemplo, há um risco até três vezes maior. Comprovadamente, a poluição do ar aumenta não só o número de infartos, mas também as arritmias cardíacas, as crises de asma brônquica e as infecções respiratórias. E ainda afeta negativamente a saúde das gestantes e dos bebês", diz um trecho da carta. Confira a íntegra aqui.

Salada Verde ·
1 de setembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
15 de maio de 2026

Amostras de bonito-pintado no Rio registram até o dobro do limite seguro de mercúrio

Pesquisa identificou níveis de mercúrio acima do permitido em 50% das amostras do peixe comercializados em Cabo Frio, no litoral fluminense

Notícias
15 de maio de 2026

UCBIO: Um novo – e necessário – palco para as unidades de conservação brasileiras

Com o objetivo de retomar o espaço do debate qualificado sobre as UCs, nasce a Conferência Nacional de Unidades de Conservação (UCBIO), que será realizada em junho, em Curitiba

Notícias
14 de maio de 2026

Incêndios já queimaram 150 milhões de hectares de vegetação no planeta em 2026

Área queimada entre janeiro e abril já é maior do que todo estado do Amazonas; Mudança climática impulsiona destruição pelo fogo em nível global, mostra análise

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.