Salada Verde

Azeite na máquina do licenciamento

Governo vai injetar 35 milhões de dólares para acelerar ainda mais a liberação de licenças para o PAC. Dinheiro vem do Banco Mundial e de contrapartidas internas.

Salada Verde ·
22 de outubro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ministério do Meio Ambiente informou ontem sobre um financiamento de 35 milhões de dólares do Banco Mundial e contrapartidas internas para automatizar e integrar os sistemas de licenciamento ambiental federal, estaduais e municipais. A palavra qualidade anda sumida dos relises oficiais.

Tudo para agilizar a liberação de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – estradas, mineração, geração de energia hidrelétrica e com combustíveis fósseis, hidrovias e portos. O acordo segue para a Procuradoria Geral da União e deverá chegar ao Senado até novembro. A maior parte do empréstimo deve ser liberada a partir de 2010.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Como O Eco vem mostrando, nunca se licenciaram tantos empreendimentos como no governo Lula, que vê esse fato como sinônimo de desenvolvimento. O aumento da emissão de licenças chega a 400%, desde 2003. Atualmente, há 188 autorizações carimbadas pelo Ibama para o PAC.

Saiba mais:
A escalada do licenciamento federal

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
9 de junho de 2026

Iniciativa internacional quer criar corredores pioneiro para vida selvagem na América do Sul

Organizações do Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai se unem em esforço para restaurar e conectar mais de 2,5 milhões de km² na região transfronteiriça da Bacia do Paraná

Salada Verde
9 de junho de 2026

Copa de 2026 será disputada sob calor agravado pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Levantamento aponta que o aquecimento global aumentou o risco de calor extremo em 97 dos 104 jogos da Copa do Mundo de 2026, dos EUA, México e Canadá

Notícias
8 de junho de 2026

Livro leva leitores numa expedição por 75 parques nacionais do Brasil

Obra lançada na UCBIO acompanha viagem de Letícia Alves e Dennis Hyde, num convite para que as pessoas conheçam e se encantem com os parques brasileiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.