Salada Verde

Azeite na máquina do licenciamento

Governo vai injetar 35 milhões de dólares para acelerar ainda mais a liberação de licenças para o PAC. Dinheiro vem do Banco Mundial e de contrapartidas internas.

Salada Verde ·
22 de outubro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ministério do Meio Ambiente informou ontem sobre um financiamento de 35 milhões de dólares do Banco Mundial e contrapartidas internas para automatizar e integrar os sistemas de licenciamento ambiental federal, estaduais e municipais. A palavra qualidade anda sumida dos relises oficiais.

Tudo para agilizar a liberação de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – estradas, mineração, geração de energia hidrelétrica e com combustíveis fósseis, hidrovias e portos. O acordo segue para a Procuradoria Geral da União e deverá chegar ao Senado até novembro. A maior parte do empréstimo deve ser liberada a partir de 2010.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Como O Eco vem mostrando, nunca se licenciaram tantos empreendimentos como no governo Lula, que vê esse fato como sinônimo de desenvolvimento. O aumento da emissão de licenças chega a 400%, desde 2003. Atualmente, há 188 autorizações carimbadas pelo Ibama para o PAC.

Saiba mais:
A escalada do licenciamento federal

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.