Salada Verde

Pantanal ganha longa-metragem

Cineasta lança documentário com belezas, histórias e culturas da planície pantaneira. Produção mostra formação de paisagens únicas no planeta e serve como apelo por sua preservação.

Salada Verde ·
22 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Um balneário pantaneiro. Foto: Marcelo de Paula/Divulgação
Um balneário pantaneiro. Foto: Marcelo de Paula/Divulgação

O filme explica a formação pantaneira, revela tradições do homem pantaneiro, a importância do gado na ocupação regional, rememora a Guerra do Paraguai e traz relatos de personagens pioneiros, como os Kadiwéu, índios que acompanharam o desenvolvimento local com o ecoturismo, hoje uma das principais fontes econômicas da localidade.

A trilha sonora conta com músicos e compositores tradicionais do Mato Grosso do Sul, como o poeta Emmanuel Marinho, o Grupo Acaba e Gabriel Sater, filho do violeiro Almir Sater.

De Paula circula pela região desde a década de 1980, quando atravessou todo o Mato Grosso do Sul e fez seus primeiros ensaios fotográficos. Na expedição para o filme, percorreu fazendas, a Estrada Parque do Pantanal, a Serra da Bodoquena e as cidades de Bonito, Corumbá, Jardim e Miranda.

Pantanal no ar é seu segundo documentário. O primeiro foi o premiado Karaja, sobre os índios Carajás da Reserva Indígena da Ilha do Bananal, no Tocantins.

A produção teve patrocínio da Agência Ar, Prefeitura Municipal de Bonito, Sebrae Mato Grosso do Sul, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Leia também

Colunas
13 de maio de 2025

Leão XIV no cenário climático

Ambientalistas dentro e fora da Igreja Católica são otimistas ao observarem a trajetória do cardeal Robert Francis Prevost, frade agostiniano e primeiro sucessor norte-americano de São Pedro

Salada Verde
13 de maio de 2025

Podcast ficcional aborda um futuro ecofeminista e igualitário 

Em formato híbrido, a iniciativa mescla ficção e entrevistas a partir de uma visão crítica sobre o tempo histórico atual

Notícias
13 de maio de 2025

Clima, povos indígenas e tradicionais priorizados em conferência ambiental

Item mais votado pede que política nacional do meio ambiente receba ao menos 5% dos orçamentos de administrações públicas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.