Salada Verde

Mantido breque na fosfateira

Decisão judicial endossa movimento da população de Anitápolis (SC) e região contra o licenciamento de empresa da Bunge e Yara.

Salada Verde ·
6 de novembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A população de Anitápolis (SC) e região obteve esta semana uma nova vitória contra o licenciamento de uma enorme fosfateira da Bunge e Yara em área de Mata Atlântica rica em nascentes como as do Rio Braco do Norte, na bacia do Rio Tubarão. O projeto prevê a exploração de uma jazida a céu aberto e indústria de ácido sulfúrico para fabricação de fertilizantes.

Na comemorada decisão, o juiz federal João Pedro Gebran Neto manteve o embargo sobre a obra e ressaltou a perspectiva de “danos ambientais irreversíveis”. Também destacou que o governo catarinense atestou a viabilidade ambiental do empreendimento com base em estudos feitos “unilateralmente pelos empreendedores”. “De forma que se afigura justificada a aplicação do princípio da precaução ao caso, até que se chegue a uma conclusão definitiva sobre os danos que podem resultar da atividade, dada a magnitude do empreendimento”. Mais informações aqui.

No fim de setembro, as obras haviam sido embargadas pela Justiça. Isso motivou ações dos empreendedores e governo pela retomada do empreendimento e, agora, nova decisão judicial contra a indústria.

Saiba mais:
Fosfateira embargada em SC
Rio dos Pinheiros, em Anitapolis
Perigo sobre as montanhas de Anitápolis
Ambientalista agredido em SC

Leia também

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Notícias
11 de dezembro de 2025

Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração

Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.