Salada Verde

Toparam com barreiras verdes

Setores produtivos intensivos no Brasil podem ter exportações prejudicadas com legislação aprovada nos Estados Unidos.

Salada Verde ·
17 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Acostumadas a produzir no Brasil com os impactos ambientais que bem entendem, empresas de celulose e papel e outros setores intensivos podem bater de frente com barreiras ambientais impostas pelos Estados Unidos. É o que mostra um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que também aponta possíveis prejuízos para as exportações de ferro e aço, argila, papel e alumínio.

Tudo se fundamenta na Lei Waxman-Markey, aprovada em junho passado e que estabelece metas de redução de emissões para os Estados Unidos. Ainda não está totalmente definido pelo Congresso, mas as chances crescem de que, para compensar os fabricantes locais e evitar a fuga de empresas para países com padrões ambientais menos rígidos, os americanos estabeleçam medidas de fronteira, como exigir que os importadores comprem licenças de emissões de carbono.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



No Brasil, a siderurgia pode ser a mais prejudicada, pois quase 27% das exportações de ferro e aço são destinadas ao mercado americano, o que significou US$ 3,4 bilhões em 2008, diz o site Celulose Online.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
22 de maio de 2026

O papel das pessoas na recuperação de um rio

A transformação do Córrego Tiquatira de esgoto a céu aberto a parque, repleto de gente e atividades revela um componente essencial: o pertenciment

Salada Verde
22 de maio de 2026

STF valida redução de área protegida no Pará para abrir caminho à Ferrogrão

Supremo considera constitucional mudança nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, em decisão que favorece projeto ferroviário alvo de críticas socioambientais

Reportagens
22 de maio de 2026

Arborização urbana esbarra na falta de continuidade das prefeituras

Metas e dispositivos legais existem, mas a falta de coordenação, orçamento próprio e problemas de gestão figuram como grandes empecilhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.