Salada Verde

Conflito no rio Jauaperi

Ribeirinhos da região do rio Jauaperi reclamam de constantes incursões de barcos de turismo e de pesca comercial no local onde esperam pela criação de reserva extrativista.

Salada Verde ·
21 de novembro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Ribeirinhos da região do rio Jauaperi, entre o Amazonas e Roraima, estão reclamando de constantes incursões de barcos de turismo e de pesca comercial onde esperam criar uma reserva extrativista. A região é palco de polêmicas envolvendo a proposta da Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco/Rio Jauaperi, processo que começou em 2001. Desde 2006, sua criação está parada na Casa Civil.

Os motivos para a dificuldade em criar a reserva, de acordo com profissionais da Rede Rio Negro – formada por organizações como Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e WWF -, podem estar na “esfera política”.

“Funcionários do Ministério Meio Ambiente prometeram criar a reserva no dia 5 de junho deste ano e até agora nada. O governo tem autonomia para criar uma reserva sem ao menos consultar o estado, visto que aquelas terras são federais e não estaduais”, afirma Marina Antongiovanni, do ISA. De acordo com a rede, todos os impedimentos para sua criação já foram superados e resolvidos.

Uma denúncia formal sobre a invasão da área por barcos comerciais será feita nos próximos dias, em Manaus (AM). (por Karina Miotto, do blog Eco-Repórter-Eco)

Leia também

Notícias
2 de julho de 2024

Com servidores ambientais em greve, ministra da Gestão se compromete a reabrir negociações

Categoria entrou em greve em 24 estados após fim das negociações pela reestruturação da carreira; promessa foi feita a servidores da Paraíba, durante evento em João Pessoa

Reportagens
2 de julho de 2024

Do Chuí ao Oiapoque na maior trilha do Brasil

Com mais de 2.500 quilômetros já percorridos, o francês Johann Grondin realiza sua maior aventura, literalmente, ir a pé de um extremo ao outro do Brasil

Reportagens
2 de julho de 2024

Calor extremo: como a crise climática impacta trabalhadores na América Latina

Eventos climáticos extremos e aumento das temperaturas colocam em risco saúde dos trabalhadores e demandam medidas de adaptação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.