Salada Verde

Torneira fechada

Comissão orçamentária bloqueia repasse de verbas a 24 empreendimentos no país, incluindo obras de órgãos e empresas federais.

Salada Verde ·
23 de dezembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Comissão Mista de Orçamento, que avalia as propostas orçamentárias definidas pelo Executivo federal,  bloqueou esta semana o repasse de verbas a 24 obras no país. Tudo com base em indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Na lista, constam obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, como modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Araucária/PR) e construção da refinaria Abreu e Lima (Recife/PE), trecho de rodovia entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de outras obras federais viárias no Tocantins, Maranhão e Paraná, construção de barragem no rio Arraias (TO), implantação de linhas de metrô e reformas de escolas. Os projetos são de responsabilidade de órgãos e empresas como Petrobras, Ministério da Integração Nacional, DNIT, Incra, infraero, Suframa, Ministério da Educação e Chesf.

Os principais problemas apontados pelo TCU são de superfaturamento, sobrepreço, falha na divulgação de editais e de planilhas de custos, obras em terrenos não-desapropriados, pagamento por serviços não-previstos em contratos, alterações indevidas em projetos e desrespeito à legislação ambiental.

O Ministério do Meio Ambiente também está na lista da comissão, com projeto insuficiente para construir uma barragem em Redenção do Gurguéia, no Piauí, bem como sobrepreço e restrição à concorrência em licitação para obras de prevenção a enchentes, no mesmo estado.

Os empreendimentos só poderão receber os recursos previstos após a solução dos impasses.

Até agora, o Ibama já emitiu 192 licenças para o PAC.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.