Salada Verde

Torneira fechada

Comissão orçamentária bloqueia repasse de verbas a 24 empreendimentos no país, incluindo obras de órgãos e empresas federais.

Salada Verde ·
23 de dezembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Comissão Mista de Orçamento, que avalia as propostas orçamentárias definidas pelo Executivo federal,  bloqueou esta semana o repasse de verbas a 24 obras no país. Tudo com base em indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Na lista, constam obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, como modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Araucária/PR) e construção da refinaria Abreu e Lima (Recife/PE), trecho de rodovia entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de outras obras federais viárias no Tocantins, Maranhão e Paraná, construção de barragem no rio Arraias (TO), implantação de linhas de metrô e reformas de escolas. Os projetos são de responsabilidade de órgãos e empresas como Petrobras, Ministério da Integração Nacional, DNIT, Incra, infraero, Suframa, Ministério da Educação e Chesf.

Os principais problemas apontados pelo TCU são de superfaturamento, sobrepreço, falha na divulgação de editais e de planilhas de custos, obras em terrenos não-desapropriados, pagamento por serviços não-previstos em contratos, alterações indevidas em projetos e desrespeito à legislação ambiental.

O Ministério do Meio Ambiente também está na lista da comissão, com projeto insuficiente para construir uma barragem em Redenção do Gurguéia, no Piauí, bem como sobrepreço e restrição à concorrência em licitação para obras de prevenção a enchentes, no mesmo estado.

Os empreendimentos só poderão receber os recursos previstos após a solução dos impasses.

Até agora, o Ibama já emitiu 192 licenças para o PAC.

Leia também

Notícias
12 de fevereiro de 2026

Desmatamento e degradação têm queda expressiva na Amazônia

Governo federal comemora tendência de queda e mira na meta do desmatamento zero até 2030. Cerrado também apresentou redução no desmate

Salada Verde
12 de fevereiro de 2026

Subsídio a empresas que destroem biodiversidade é 32 vezes maior que para aquelas que a protegem

Relatório do IPBES mostra fluxo global de financiamento público e privado com impacto negativo direto sobre natureza foram da ordem de US$ 7,3 trilhões em 2023

Salada Verde
12 de fevereiro de 2026

STF amplia pressão sobre União para conter desmatamento na Amazônia

Decisão amplia prazos e impõe auditorias, planos de ação e reforço institucional para enfrentar falhas estruturais no combate ao desmatamento na região

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.