Salada Verde

Torneira fechada

Comissão orçamentária bloqueia repasse de verbas a 24 empreendimentos no país, incluindo obras de órgãos e empresas federais.

Salada Verde ·
23 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Comissão Mista de Orçamento, que avalia as propostas orçamentárias definidas pelo Executivo federal,  bloqueou esta semana o repasse de verbas a 24 obras no país. Tudo com base em indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Na lista, constam obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, como modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Araucária/PR) e construção da refinaria Abreu e Lima (Recife/PE), trecho de rodovia entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de outras obras federais viárias no Tocantins, Maranhão e Paraná, construção de barragem no rio Arraias (TO), implantação de linhas de metrô e reformas de escolas. Os projetos são de responsabilidade de órgãos e empresas como Petrobras, Ministério da Integração Nacional, DNIT, Incra, infraero, Suframa, Ministério da Educação e Chesf.

Os principais problemas apontados pelo TCU são de superfaturamento, sobrepreço, falha na divulgação de editais e de planilhas de custos, obras em terrenos não-desapropriados, pagamento por serviços não-previstos em contratos, alterações indevidas em projetos e desrespeito à legislação ambiental.

O Ministério do Meio Ambiente também está na lista da comissão, com projeto insuficiente para construir uma barragem em Redenção do Gurguéia, no Piauí, bem como sobrepreço e restrição à concorrência em licitação para obras de prevenção a enchentes, no mesmo estado.

Os empreendimentos só poderão receber os recursos previstos após a solução dos impasses.

Até agora, o Ibama já emitiu 192 licenças para o PAC.

Leia também

Salada Verde
17 de maio de 2024

Avistar celebra os 50 anos da observação de aves no Brasil

17º Encontro Brasileiro de Observação de aves acontece este final de semana na capital paulista com rica programação para todos os públicos

Reportagens
17 de maio de 2024

Tragédia sulista é também ecológica

A enxurrada tragou imóveis, equipamentos e estradas em áreas protegidas e ampliou risco de animais e plantas serem extintos

Notícias
17 de maio de 2024

Bugios seguem morrendo devido à falta de medidas de proteção da CEEE Equatorial

Local onde animais vivem sofre com as enchentes, mas isso não afeta os primatas, que vivem nos topos das árvores. Alagamento adiará implementação de medidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.