Mensagem do secretário-geral da ONU para o Ano Internacional da Diversidade Biológica – 2010
Acontece nesta sexta (8), no parque Barigui de Curitiba (PR), um dos eventos que abrirá oficialmente o Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar sobre a perda de animais e plantas provocada pela ocupação desregrada de áreas naturais, exploração predatória de recursos da natureza e poluição. Conforme a Convenção sobre a Diversidade Biológica, a taxa de perda de espécies chega a cem vezes à da extinção natural, e cresce exponencialmente.
Tentando ao menos reduzir o tamanho do problema, em 2002 a convenção propôs metas a serem alcançadas até o fim deste ano, com o comprometimento de vários países, incluindo o Brasil, como ampliar a rede de unidades de conservação e o conhecimento sobre as espécies que abriga. Por exemplo, a última lista oficial da flora brasileira é de 1908.
Nos moldes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15), realizada em dezembro passado em Copenhague (Dinamarca), a COP da biodiversidade tem encontro marcado para outubro de 2010 na cidade japonesa de Nagoya. O encontro avaliará os resultados das ações assumidas há oito anos para preservar a biodiversidade planetária.
Para acessar a página oficial do ano internacional da biodiversidade, clique aqui.
Saiba mais:
Precisamos de um IPCC da biodiversidade
País atingirá metas de conservação?
Quanto custa e quanto vale
O Eco no CBUC 2009
Leia também

Parque Nacional do Itatiaia inaugura primeira cachoeira acessível do RJ
Atrativo recém-inaugurado conta com trilha adaptada, corrimãos e plataforma de madeira que dá acesso direto ao poço da Cachoeira Camapuã, na parte baixa do parque →

STF põe fim definitivo na presunção de boa-fé no comércio de ouro
Julgamento em plenária virtual deve acabar nesta sexta-feira (21) e já tem maioria de votos para decisão que aperta o cerco sobre comercialização de ouro proveniente de garimpos ilegais →

Áreas marinhas de proteção integral do Brasil estão contaminadas por microplásticos
Pesquisadores usaram ostras e mexilhões para avaliar a ocorrência desses poluentes. Resultados indicam que mesmo os locais mais restritivos à presença humana apresentam contaminação relevante →