Salada Verde

Mariposa que imita beija-flor!

Registro fotográfico de colunista de O Eco Germano Woehl mostra uma inusitada mariposa disfarçando-se para enganar seus predadores.  Uma mostra da rica biodiversidade das florestas de araucárias.

Salada Verde ·
14 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

 
foto: Germano Woehl Jr.
O colunista de O Eco e fundador do Instituto Rã-Bugio, Germano Woehl Jr, fotografou uma curiosa mariposa atuando com um beija-flor nas matas da reserva particular das Araucárias Gigantes. Ele publicou em seu blog, Defensor da Natureza , o relato reproduzido abaixo.
 

“Uma das riquezas da biodiversidade da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC): Mariposa que imita um beija-flor para enganar os passarinhos, seus predadores. Ela bate as asas em alta frequência, como fazem os beija-flores (a imagem foi “congelada” pela alta velocidade do obturador da câmera fotográfica). Click sobre a imagem para ampliar.

Quando visitamos nossas áreas preservadas em Itaiópolis (SC) somos surpreendidos a todo o instante pela riqueza da biodiversidade.

Estávamos fotografando os beija-flores nas bordas da RPPN das Araucárias Gigantes (nossa última aquisição) e apareceu esta criatura da foto: uma mariposa que imita perfeitamente um beija-flor!

 

É uma estratégia para confundir os predadores, as aves principalmente. Observe que tem até uma cauda para se parecer mais ainda com um beija-flor. As fotos foram tiradas com uma câmera em alta velocidade (para “congelar” o movimento), mas ela vibra as asas com a mesma frequência do beija-flor.

Até o presente, 14/01/2010, já foi registrada a ocorrência de 208 espécies de aves nas RPPN Corredeiras do rio Itajaí e RPPN das Araucárias Gigantes, nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC).

Veja a lista completa e o link para a maioria das espécies fotografadas na RPPN.

Leia também

Fotografia
26 de janeiro de 2026

Voo livre: o colorido das araras-canindé retorna ao Rio

Extinta no estado há mais de 200 anos, aves ganharam uma segunda chance de colorir as florestas fluminenses com reintrodução no Parque Nacional da Tijuca

Colunas
26 de janeiro de 2026

O gavião Farialimer e as aves do antropoceno paulistano

A saga do gavião-asa-de-telha, da extinção à vida na metrópole, e seus vizinhos na paulicéia

Notícias
26 de janeiro de 2026

Unidades de conservação da Amazônia registram menor desmatamento desde 2014

Dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon e referem-se ao ano de 2025. UCs respondem por 6% do total desmatado no bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.