Salada Verde

Mariposa que imita beija-flor!

Registro fotográfico de colunista de O Eco Germano Woehl mostra uma inusitada mariposa disfarçando-se para enganar seus predadores.  Uma mostra da rica biodiversidade das florestas de araucárias.

Salada Verde ·
14 de janeiro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

 
foto: Germano Woehl Jr.
O colunista de O Eco e fundador do Instituto Rã-Bugio, Germano Woehl Jr, fotografou uma curiosa mariposa atuando com um beija-flor nas matas da reserva particular das Araucárias Gigantes. Ele publicou em seu blog, Defensor da Natureza , o relato reproduzido abaixo.
 

“Uma das riquezas da biodiversidade da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC): Mariposa que imita um beija-flor para enganar os passarinhos, seus predadores. Ela bate as asas em alta frequência, como fazem os beija-flores (a imagem foi “congelada” pela alta velocidade do obturador da câmera fotográfica). Click sobre a imagem para ampliar.

Quando visitamos nossas áreas preservadas em Itaiópolis (SC) somos surpreendidos a todo o instante pela riqueza da biodiversidade.

Estávamos fotografando os beija-flores nas bordas da RPPN das Araucárias Gigantes (nossa última aquisição) e apareceu esta criatura da foto: uma mariposa que imita perfeitamente um beija-flor!

 

É uma estratégia para confundir os predadores, as aves principalmente. Observe que tem até uma cauda para se parecer mais ainda com um beija-flor. As fotos foram tiradas com uma câmera em alta velocidade (para “congelar” o movimento), mas ela vibra as asas com a mesma frequência do beija-flor.

Até o presente, 14/01/2010, já foi registrada a ocorrência de 208 espécies de aves nas RPPN Corredeiras do rio Itajaí e RPPN das Araucárias Gigantes, nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC).

Veja a lista completa e o link para a maioria das espécies fotografadas na RPPN.

Leia também

Podcast
20 de janeiro de 2025

Podcast: Casal ambientalista dedica sua vida à proteção dos manguezais

Na capital cearense, Rusty e Sineide Barreto mantêm o Ecomunam, um museu a céu aberto considerado patrimônio histórico-cultural e natural da cidade

Notícias
17 de janeiro de 2025

COP não será uma Copa, diz governo sobre Conferência do Clima de Belém

Anúncio de um possível mascote para a COP30, o Curupira, gerou debates sobre distorção do real objetivo da Conferência do Clima da ONU

Colunas
17 de janeiro de 2025

Nordeste Brasileiro: A Região esquecida no centro do debate climático

Enquanto o mundo discute COP30 na Amazônia, quem fala das lutas de uma região que conseguiu se reinventar depois de um processo violento da colonização e desafios climáticos profundos?

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.