Pode ser só um blefe, jogada de greve… Mas a turma da Asibama (Associação dos Servidores do Ibama) distribuiu nota quente na tarde desta sexta-feira prometendo medida drástica contra o que definem como “intransigência do governo em negociar com a categoria pela reestruturação da carreira de Especialista em Meio Ambiente.”
De acordo com a associação, na segunda, centenas de servidores em greve vão entregar seus cargos comissionados, minando desta forma a capacidade do Ibama de fiscalizar crimes ambientais, como desmatamento e tráfico de animais silvestres.
“Não há registro de nada semelhante em greves anteriores no serviço público. São servidores que estão abrindo mão de posições com benefícios porque reconhecem que não há mais condições para continuar o trabalho”, sustente em nota da entidade o presidente da Asibama Nacional, Jonas Moraes Corrêa.
A entrega coletiva de cargos vai até contar com uma espécie de ‘solenidade’ às avessas. Em um café da manhã em frente ao Parque Nacional de Brasília vai haver um anúncio daqueles que deixarão as funções comissionadas. Na terça (11/05) uma lista dos servidores que estão se desvinculando das posições será entregue para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. (Gustavo Faleiros)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O século XXI começou no subsolo
O Brasil pode repetir o velho modelo de exportar recursos naturais ou transformar sua riqueza mineral e biológica em conhecimento, tecnologia e soberania →
Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas
A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados →
Ibase aponta desafios da urbanização de favelas do Rio diante da crise climática
Levantamento com 10 mil moradores identifica problemas de arborização, drenagem, saneamento e manutenção em 18 favelas da capital do estado →
