Salada Verde

Audiência incompleta

Principais envolvidos na implantação do Complexo Porto – Sul, em Ilhéus, faltaram à audiência pública realizada na Câmara dos Deputados para discutir melhor  impactos da obra.

Salada Verde ·
17 de junho de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara dos Deputados, uma audiência pública para discutir a implantação do complexo portuário Porto Sul, na região de Ilhéus, Bahia. A realização do debate em âmbito federal, que tinha sido considerada uma vitória por ambientalistas e empresários do setor de turismo local, não passou de mera explanação de dados. Os principais envolvidos: Governo do Estado, a empresa Bahia Mineração (Bamin), responsável pela obra, e o Ibama, desmarcaram a presença no encontro, poucas horas antes de sua realização.

A audiência foi proposta pelos deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ), Sarney Filho (PV-MA), Edson Duarte (PV-BA) e Luiz Bassuma (PV-BA). Os deputados pediam esclarecimentos sobre a implantação do complexo (Programa Multimodal de Transporte e Desenvolvimento Minério-Industrial do Estado da Bahia). O conjunto de obras foi idealizado pelo governo da Bahia em 2008 e incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com a ausência dos principais envolvidos, o que prejudicou o debate, a Câmara decidiu pedir uma nova audiência, ainda sem data para acontecer. (Cristiane Prizibisczki)

Leia mais:

– Coluna – Porto Sul – Ganhos para quem? Perdas para todos?
– Porto Sul II – Desenvolvimento em questão

 

Leia também

Análises
19 de dezembro de 2025

Consórcio de cacau com nativas fortalece a bioeconomia no Sul da Bahia

A alternativa sustentável e de baixo carbono torna o sistema produtivo mais resistente e o fruto comercialmente mais interessante para o mercado

Colunas
19 de dezembro de 2025

Vem aí o Próximo Congresso Mundial de Áreas Protegidas e Conservadas

Breve histórico dos congressos anteriores, temas para o próximo e importância das metas globais de biodiversidade

Notícias
19 de dezembro de 2025

A herança maldita da pesca predatória no Brasil desde a colonização

Com base em registros históricos desde 1500, pesquisa revela efeitos de longo prazo da pesca nas populações de espécies marinhas brasileiras, como baleias, peixe-boi e garoupas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.