Salada Verde

Relatório de Aldo é aprovado

Texto do deputado que  altera Código Florestal é aprovado por 13 votos a 5. Versão que vai a plenário reduz as áreas de mata ciliar e anistia desmatadores.  Veja quem votou a favor.

Redação ((o))eco ·
6 de julho de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Brasília –  A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisava os projetos de lei de alteração do Código Florestal aprovou na tarde desta terça-feira o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB -SP). O texto amplamente criticado por ambientalistas prevê a redução de matas ciliares em rios com até 5 metros de comprimento e anistia proprietários de terra que tenham cometido crimes ambientais até 2008.

Veja a orientação dos partidos para a votação:

Contra o relatório do Aldo Rebelo: PSOL, PV, PT. 
A favor do relatório: PPS, PTB, PP, PR, DEM, PMDB, PT.
Liberaram a bancada: PSDB, PSB, PcdoB, PMN.
Veja a votação nominal: 

Anselmo de Jesus (PT-RO) – SIM 
Homero Pereira (PR-MT) – SIM 
Luis Carlos Heinze (PP-RS) – SIM 
Moacir Micheletto (PMDB-PR) – SIM 
Paulo Piau (PPS-MG) – SIM 
Valdir Colatto (PMDB-SC) – SIM 
Hernandes Amorim (PTB-RO) – SIM 
Marcos Montes (DEM-MG) – SIM 
Moreira Mendes (PPS-RO) – SIM 
Duarte Nogueira (PSDB-SP) – SIM 
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)- SIM 
Reinhold Stephanes (PMDB-PR)- SIM 
Eduardo Seabra (PTB-AP) – SIM
TOTAL A FAVOR: 13
Dr. Rosinha (PT-PR) – NÃO 
Ricardo Tripoli (PSDB-SP) – NÃO 
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) – NÃO
Sarney Filho (PV-MA) – NÃO 
Ivan Valente (PSOL-SP) – NÃO 
TOTAL CONTRA: 5

A reunião desta terça-feira da Comissão Especial que analisa as propostas de alteração do Código Florestal Brasileiro começou com uma hora de atraso e com as 6 salas lotadas. Os ânimos estavam mais calmos do que ontem, possibilitaram conversas entre ruralistas e ambientalistas. Mas tudo mudou depois da apresentação do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) . Após um hora de recesso, os ruralistas voltaram determinados a aprovar o texto do comunista .

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Aldo até abrandou sua proposta, retirando a possibilidade dos estados diminuírem pela metade as reservas legais. Ainda fez uma “correção” no Artigo 28 onde ao invés do texto “desobrigados de recomposição ou compensação” deve entrar “são obrigados a recompor ou compensar”, uma mudança de posição relevante. Mas manteve a disposição para reduzir a proteção nas margens dos rios. Sobretudo, é a anistia aos desmatadores o que mais preocupa. Aldo suspendeu todas as multas recebidas por produtores rurais antes de 2008.

O texto segue agora para votação em plenário e, ali, o temor é que os ruralistas tornem a proposta ainda pior.

BAIXE AQUI NA ÍNTEGRA O NOVO RELATÓRIO DE ALDO REBELO

Na defesa de sua peça legislativa, Aldo se disse perplexo com as multas ambientais sofridas por um apicultor e um criador de gado na ordem de milhões de reais por carrega abelhas e cuidar das suas rezes sem o devido cuidado exigido pela lei. “Infelizmente o debate da comissão não atingiu o objetivo de proteger natureza e atender as demandas para a segurança jurídica dos agricultores, apenas alimentamos preconceitos antigos sem buscar soluções legítimas de parte a parte.”

Antes da apresentação de Aldo, a leitura da ata feita suscitou alguns temas regimentais importantes. O deputado Zequinha Sarney (PV-MA) pediu que as determinações do presidente Micheletto feitas ontem para que o relator Aldo Rebelo (PCdoB – SP)incluísse as previsões de impacto orçamentário que sua proposta teria nos cofres públicos fossem acatadas. Isso porque a anistia das multas defendida por Rebelo significaria perda de receitas. 

Edson Duarte, lider do PV, solicitou que fosse incluído na ata o voto em separado do PT com seu conteúdo por escrito para que todos pudessem saber o seu conteúdo e se posicionar de maneira nominal. “Eu quero saber qual é a posição de cada partido que estão aqui e assumam as suas posições diante do desmonte da legislação ambiental. No momento em que o mundo discute a compatibilização entre produção e meio ambiente o Brasil não pode fazer tudo ao contrário”. O requerimento foi votado e negado.

O líder do PSOL Ivan Valente, que na sessão de ontem trocou empurrões com um agricultor que o xingou de ignorante (veja vídeo aqui), pediu ao presidente Micheletto explique quais foram os critérios de equitatividade para a distribuição das senhas para entrada no plenário pois ele não acredita estar sendo feita de maneira justa. “Se não houver explicação plausível eu sugiro que façamos a reunião no auditório Nereu Ramos para que todas as pessoas presentes entrem na sala pois esta é uma casa do povo!”. 

(Gustavo Vieira)

LEIA COBERTURA COMPLETA DO CÓDIGO FLORESTAL

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.