Salada Verde

MPF quer criação de Reserva Extrativista em MG.

MPF recomenda ao ICMBIO que retome estudos fundiários para criação de área protegida no Município de Corinto. 

Redação ((o))eco ·
19 de julho de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O que são Resex?

As resex são unidades de conservação designadas para o uso sustentável. Implementadas em àreas ocupadas por populações que sobrevivem de extrativismo, agricultura de subsistência e criação de animais de pequeno porte, as resex possuem o objetivo de assegurar o uso sustentável e a conservação ambiental, dos recursos naturais ali existentes e da cultural de populações tradicionais. Constituem-se em mão dupla da conservação, intervenção antrópica aliada ao desenvolvimento e exploração sustentável e proteção de áreas naturais previamente ocupadas.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi incumbido pelo Ministério Público Federal (MPF) em Sete Lagoas de realizar estudos que analisem a real existência de atributos que justifiquem ou não a criação da Reserva Extrativista (resex)de Serra do Muquém, no Município de Corinto, situado na região centro-norte de Minas Gerais.

A solicitação para criação da nova unidade de conservação foi feita pela Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado, entidade representativa de 1238 famílias de 37 municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. O objetivo desse pedido é proteger a cultura e o modo de vida tradicional das comunidades rurais daquelas regiões.

Os estudos já haviam sido iniciados em 2006, porém não tiveram continuidade, uma vez que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), teria interrompido o trabalho antes de sua execução. Dessa forma serão retomados agora os estudos fundiários para a criação da reserva, a consulta aos órgãos fundiários para identificar e caracterizar os atuais proprietários da área proposta para a unidade, sob responsabilidade do ICMBIO.

Depois dos 120 dias conferidos ao ICMBIO para informar ao MPF os resultados, informando a necessidade ou não da proteção à área, caberá ao ministério tomar as providências finais. (Laura Alves)

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.