Salada Verde

MPF quer criação de Reserva Extrativista em MG.

MPF recomenda ao ICMBIO que retome estudos fundiários para criação de área protegida no Município de Corinto. 

Redação ((o))eco ·
19 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O que são Resex?

As resex são unidades de conservação designadas para o uso sustentável. Implementadas em àreas ocupadas por populações que sobrevivem de extrativismo, agricultura de subsistência e criação de animais de pequeno porte, as resex possuem o objetivo de assegurar o uso sustentável e a conservação ambiental, dos recursos naturais ali existentes e da cultural de populações tradicionais. Constituem-se em mão dupla da conservação, intervenção antrópica aliada ao desenvolvimento e exploração sustentável e proteção de áreas naturais previamente ocupadas.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi incumbido pelo Ministério Público Federal (MPF) em Sete Lagoas de realizar estudos que analisem a real existência de atributos que justifiquem ou não a criação da Reserva Extrativista (resex)de Serra do Muquém, no Município de Corinto, situado na região centro-norte de Minas Gerais.

A solicitação para criação da nova unidade de conservação foi feita pela Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado, entidade representativa de 1238 famílias de 37 municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. O objetivo desse pedido é proteger a cultura e o modo de vida tradicional das comunidades rurais daquelas regiões.

Os estudos já haviam sido iniciados em 2006, porém não tiveram continuidade, uma vez que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), teria interrompido o trabalho antes de sua execução. Dessa forma serão retomados agora os estudos fundiários para a criação da reserva, a consulta aos órgãos fundiários para identificar e caracterizar os atuais proprietários da área proposta para a unidade, sob responsabilidade do ICMBIO.

Depois dos 120 dias conferidos ao ICMBIO para informar ao MPF os resultados, informando a necessidade ou não da proteção à área, caberá ao ministério tomar as providências finais. (Laura Alves)

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.