Salada Verde

Hidrelétricas no Mekong ameaçam peixes gigantes

Relatório da WWF evidencia altos impactos ambientais que construção de barragens no rio Mekong causarão no delta do rio e para espécies gigantes ameaçadas.

Redação ((o))eco ·
28 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 
Bagre de Mekong (Pangasianodon gigas) uma das espécies gigantes ameaçadas pelo projeto de barragem no rio Mekong.
 

Um projeto de hidrelétrica no rio Mekong, na província de Sayabouly, norte de Laos está recebendo críticas antes mesmo de sua aprovação pela Comissão do rio Mekong. A represa de Sayabouly, diz um comunicado da WWF,  irá reduzir a quantidade de sedimentos que descem em direção ao delta do rio Mekong, aumentando a vulnerabilidade dessa área aos impactos das mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar.

Os impactos dessa barragem estariam também direcionados a  espécies raras e ameaçadas presentes no rio Mekong, que inclue quatro das 10 maiores espécies de peixes gigantes de água doce, como o bagre e a arraia gigantes.
 
A WWF apoia o atraso na aprovação das represas no rio para garantir a compreensão total de todos os seus impactos, positivos e negativos, de sua instalação e operação. Os impactos das represa não e restritos às espécies gigantes, eles acentuariam também os impactos em uma das regiões mais produtivas de agricultura e piscicultura do mundo.

O relatório da WWF, “Rio dos gigantes: peixes gigantes de Mekong” sugere que o bagre de Mekong migra do lago Tonle Sap no Camboja para desovar no norte da Tailândia e Laos. Qualquer barragem construída no rio impediria essa rota de migração, pois os peixes gigantes não conseguiriam transpor os obstáculos da construção. Isso levaria a um colapso da população. (Laura Alves)

Barragens planejadas para o rio Mekong

Leia também

Salada Verde
9 de setembro de 2024

Manguezais da Baía de Sepetiba passarão por ação de limpeza

Com participação de caiçaras da Ilha da Madeira, projeto LimpaOca será realizado durante o período de defeso do caranguejo-uçá no Rio de Janeiro

Notícias
9 de setembro de 2024

Mais da metade dos maiores municípios do país não possuem secretaria ambiental

Levantamento do De Olho nos Ruralistas mostra que em 30% dos municípios gigantes o tema ambiental é tratado junto com agro, mineração e turismo

Salada Verde
9 de setembro de 2024

Conciliação do marco temporal continuará, mesmo sem representação indígena, decide Gilmar Mendes

Comissão de conciliação prosseguirá 'com quem estiver à mesa', decide ministro. Principal representação indígena se retirou em protesto por ausência de paridade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.