Salada Verde

Leilão viabiliza a construção de sete novas usinas

Novos contratos prevêm implementação de novas usinas hidrelétricas no Brasil nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Roraima, Amapá e Santa Catarina.

Redação ((o))eco ·
30 de julho de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Nessa sexta feira aconteceu o Leilão de Energia para Fonte Hidrelétrica A-5/2010 realizado pelo Governo Federal, que viabilizou a contratação de sete novas usinas, sendo três de médio porte e quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), das quais cinco serão implementadas na região Amazônica.

Veja lista com nome das usinas, os rios onde serão localizadas e potência instalada (fonte: EPE)
 

Compradores de 27 distribuidoras de energia elétrica participam do investimento estimado de 3,2 bilhões de reais. Os contratos assinados possuem 30 anos de duração, à partir de 2015 com o início da operação dos projetos. O volume de energia negociado no certame ficou em 327 MW médios, a um preço médio de venda de R$ 99,48 por MWh.

“Além de importante para a segurança do sistema elétrico e para a manutenção do grande percentual de renovabilidade da matriz energética, a expansão hidrelétrica é um investimento interessante para o investidor privado. Vamos continuar trabalhando para viabilizar outras hidrelétricas no leilão do final do ano”, disse MauricioTolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
 

Mais informações: www.epe.gov.br

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.