Mais projetos de hidrelétricas estão sendo questionados por populações potencialmente impactadas. Desta vez são no Maranhão, empreendimentos da CHESF para a bacia do rio Parnaíba. Grupos reconhecidos como quilombolas organizaram um documento denunciando a maneira com que foram feitos os levantamentos de dados e estudos socioambientais, que excluíram a participação popular no processo. Segundo eles, o estudo de impacto ambiental não faz menção à dezenas de comunidades quilombolas.
Os documento, assinado por 22 comunidades quilombolas da região, além de outras entidades como o Centro de Cultura Negra (CCN/MA) e Fórum Carajás, requer a elaboração de um novo EIA/RIMA incluindo as comunidades afetadas pelo projeto direta ou indiretamente e que compreenda inventários históricos de bens imateriais e laudos antropológicos. Os signatários exigem a interrupção do processo de licenciamento e leilões de aproveitamentos hidrelétricos.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia
Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo →
Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais →
Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal
Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08) →

