O Seminário Panamazônico Acadêmico-Empresarial, que aconteceu em Manaus de 20 a 22 de outubro, partiu para seu desfecho com algumas decisões tomadas e conclusões a respeito da urgência da aproximação e integração entre os nove países que têm a floresta amazônica em seu território. “A integração é uma necessidade imperiosa”, afirma Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador e ex- secretária geral da Organización del Tratado de Cooperación Amazónica (OTCA).
De acordo com ela, é preciso que estes países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela) percebam que políticas para a região devem ser específicas. “A Amazônia não é um espaço vazio, há pessoas vivendo nela e é preciso considerá-las para que de fato exista desenvolvimento sustentável”, diz.
Ela também explica que, para que haja integração entre os países amazônicos, além da vontade política é necessário investir em educação bem dirigida ao interior da Amazônia, bem como promover articulações nos âmbitos de saúde, comunicação, educação e transporte. “Demoro um dia inteiro para viajar de Iquitos até Manaus, pois não existe vôo direto”, conta.
Próximos passos
Além de enviar uma carta à embaixada da Noruega pedindo formalmente para que recursos do Fundo Amazônia sejam administrados por organizações amazônicas, a Associação Panamazônia planeja construir uma escola sustentável em Manaus, que deve entrar em funcionamento em 2012, e organizar uma expedição com estudantes por diversos países do bioma. Como Rosalía diz, é preciso “integrar para salvar”.
| Rosalía Arteaga conversou com ((o)) Eco sobre a importância da Organización del Tratado de Cooperación Amazónica (OTCA) no que se refere à integração panamazônica. Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela fazem parte da organização, criada em 1995 para fortalecer as resoluções do Tratado de Cooperação Amazônia (TCA), cujo objetivo é “promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da bacia amazônica”.
Como a senhora avaliaria a atuação da OTCA neste momento? Por que não? Qual é o caminho para que a OTCA se transforme em uma organização mais forte? |
Saiba mais:
OEcoAmazonia
Site oficial OTCA
(Karina Miotto)
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →




