Salada Verde

Benin submerso

Economista africano divulga as maiores enchentes em Benin que, até então, não tinham sido reportadas.

Redação ((o))eco ·
26 de outubro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
No Blog “A África pode acabar com a pobreza”, Shanta Devarajan, Economista chefe do Banco Mundial da África, denuncia a falta de atenção às enchentes e impactos ambientais, sociais e econômicos que assolam a região do oeste da África.

Shanta foi solicitado pelo presidente de Benin para ajudar com as recentes enchentes que deixaram metade do país embaixo de água. Porém, ele percebeu que tais problemas não haviam sido notificados, aparecido em mídias nacionais e internacionais, continuando como um evento fantasma no contexto sócio-econômico e ambiental mundial. Nem mesmo a ONU havia divulgado os estragos causados em Benin. Agora as Nações Unidas estão mobilizando-se para reconhecer o país como o mais afetado pelas chuvas.

Na capital de Cotonou, Shanta observou toda a cidade submersa em águas sujas e poluídas, pois na capital não há tratamento de esgotos, juntamente com pessoas vivendo em cima de telhados, casos de cólera entre outras doenças graves. A produção de alimentos do país foi completamente prejudicada semanas antes do período de colheitas e a bacia do rio Oueme foi a mais impactada.

O Blog apresenta não só uma visão crítica e analítica da situação social da África no contexto mundial, mas também cumpre o papel de divulgar grandes desastres que fogem do foco das mídias mundiais, enquanto as pessoas em Benin lutam para sobreviver.

Para ver imagens das enchentes ou conhecer o blog: http://blogs.worldbank.org/africacan/blog 

Leia também

Análises
15 de janeiro de 2026

Autogestão comunitária como princípio de Justiça Ambiental

Livres consultas recíprocas estabeleceram benefícios econômicos para todos, que assumem práticas ambientalmente corretas sem sacrificar individualidade alguma

Externo
15 de janeiro de 2026

Por que forçar as pessoas a adotar práticas ecológicas pode sair pela culatra

Um novo estudo revela um dilema para a política climática: as pessoas não gostam quando dizem a elas o que fazer

Por Tik Root
Notícias
15 de janeiro de 2026

Saúde na Amazônia precisa ser redesenhada diante da crise climática, defendem pesquisadores

SUS na Amazônia precisa se adaptar às mudanças climáticas, incorporando saberes tradicionais, indicadores locais e estratégias de cuidado ajustadas ao território, apoiam

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.