Salada Verde

Benin submerso

Economista africano divulga as maiores enchentes em Benin que, até então, não tinham sido reportadas.

Redação ((o))eco ·
26 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
No Blog “A África pode acabar com a pobreza”, Shanta Devarajan, Economista chefe do Banco Mundial da África, denuncia a falta de atenção às enchentes e impactos ambientais, sociais e econômicos que assolam a região do oeste da África.

Shanta foi solicitado pelo presidente de Benin para ajudar com as recentes enchentes que deixaram metade do país embaixo de água. Porém, ele percebeu que tais problemas não haviam sido notificados, aparecido em mídias nacionais e internacionais, continuando como um evento fantasma no contexto sócio-econômico e ambiental mundial. Nem mesmo a ONU havia divulgado os estragos causados em Benin. Agora as Nações Unidas estão mobilizando-se para reconhecer o país como o mais afetado pelas chuvas.

Na capital de Cotonou, Shanta observou toda a cidade submersa em águas sujas e poluídas, pois na capital não há tratamento de esgotos, juntamente com pessoas vivendo em cima de telhados, casos de cólera entre outras doenças graves. A produção de alimentos do país foi completamente prejudicada semanas antes do período de colheitas e a bacia do rio Oueme foi a mais impactada.

O Blog apresenta não só uma visão crítica e analítica da situação social da África no contexto mundial, mas também cumpre o papel de divulgar grandes desastres que fogem do foco das mídias mundiais, enquanto as pessoas em Benin lutam para sobreviver.

Para ver imagens das enchentes ou conhecer o blog: http://blogs.worldbank.org/africacan/blog 

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.