Nos dias 22 e 25, em encontro com gestores de mais sete parque, foram discutidos pontos chaves para o desenvolvimento da gestão no Parque, enquanto nos dias 26 e 27, o conselho consultivo reuniu-se com a equipe para aplicação de atividades previstas no plano de manejo para construírem o Mapa Estratégico do Parque, uma ferramenta de monitoramento das ações para 2011.
No dia 28 o parque abriu suas comemorações à população e realizou atividades de recreação em parceria com o SESC, além de apresentações musicais e roteiros pelas paisagens naturais da unidade. A festa contou com teatro de fantoches, capoeira, yoga e oficinas. As discussões voltaram nos dias 29 e 30 com o VIII Encontro de Pesquisadores do PARNASO, com apresentações de trabalhos na unidade de conservação com mais pesquisas do Brasil.
Porém, um dos pontos chave das comemorações do parque foi a finalização da construção do Abrigo de Montanha do Castelo-Açu, completado no dia 30/11. O novo abrigo, abriga 30 visitantes, em uma das trilhas mais tradicionais e belas do brasil, a travessia Petrópolis-Teresópolis.
Faça uma visita virtual à trilha Petrópolis – Teresópolis
O Abrigo do Açu fica a 2.150 metros de altitude, depois de 9 quilômetros de caminhada e conta com paredes feitas com madeira certificada, energia solar e tratamento biológico de afluentes, e além de ecológico, dispõe de beliches, banho quente e cozinha, um ótimo local de lazer e descanso para visitantes. É o segundo abrigo do parque, depois do Abrigo Pedra do Sino, inaugurado em 2001.
Depois de desmontado e transportado de helicóptero para ser remontado no local, o abrigo ganhou a concessão do serviço no parque, garantindo pessoal para trabalhar junto aos visitantes na segurança e organização da travessia. (Laura Alves)
Veja fotos da semana comemorativa (fotos: cortesia do PARNASO):
Atividades de yoga realizados no PARNASO no dia 28.
Teatro de fantoches para crianças fez parte da comemoração.Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →