Salada Verde

Serra dos Órgãos ganha novo abrigo

Parque Nacional inaugura novo abrigo na travessia Petrópolis-Teresópolis depois de semana de eventos comemorativos.

Redação ((o))eco ·
1 de dezembro de 2010 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Abrigo do Açu, será inaugurado dia 04/12 é novo roteiro da travessia Petrópolis-Teresópolis (foto: Ernesto Castro/PARNASO)
Abrigo do Açu, será inaugurado dia 04/12 é novo roteiro da travessia Petrópolis-Teresópolis (foto: Ernesto Castro/PARNASO)

Nos dias 22 e 25, em encontro com gestores de mais sete parque, foram discutidos pontos chaves para o desenvolvimento da gestão no Parque, enquanto nos dias 26 e 27, o conselho consultivo reuniu-se com a equipe para aplicação de atividades previstas no plano de manejo para construírem o Mapa Estratégico do Parque, uma ferramenta de monitoramento das ações para 2011.

No dia 28 o parque abriu suas comemorações à população e realizou atividades de recreação em parceria com o SESC, além de apresentações musicais e roteiros pelas paisagens naturais da unidade. A festa contou com teatro de fantoches, capoeira, yoga e oficinas. As discussões voltaram nos dias 29 e 30 com o VIII Encontro de Pesquisadores do PARNASO, com apresentações de trabalhos na unidade de conservação com mais pesquisas do Brasil.

Porém, um dos pontos chave das comemorações do parque foi a finalização da construção do Abrigo de Montanha do Castelo-Açu, completado no dia 30/11. O novo abrigo, abriga 30 visitantes, em uma das trilhas mais tradicionais e belas do brasil, a travessia Petrópolis-Teresópolis.

Faça uma visita virtual à trilha Petrópolis – Teresópolis 

O Abrigo do Açu fica a 2.150 metros de altitude, depois de 9 quilômetros de caminhada e conta com paredes feitas com madeira certificada, energia solar e tratamento biológico de afluentes, e além de ecológico, dispõe de beliches, banho quente e cozinha, um ótimo local de lazer e descanso para visitantes. É o segundo abrigo do parque, depois do Abrigo Pedra do Sino, inaugurado em 2001.
 
Depois de desmontado e transportado de helicóptero para ser remontado no local, o abrigo ganhou a concessão do serviço no parque, garantindo pessoal para trabalhar junto aos visitantes na segurança e organização da travessia. (Laura Alves)
Veja fotos da semana comemorativa (fotos: cortesia do PARNASO):

Atividades de yoga realizados no PARNASO no dia 28.

Teatro de fantoches para crianças fez parte da comemoração.

Leia também

Notícias
1 de dezembro de 2021

Audiência Pública discute projeto de lei que quer municipalizar áreas de preservação em Angra dos Reis

Projeto que altera gestão da APA Tamoios é da deputada Célia Jordão, esposa do prefeito de Angra. Cerca de 40 organizações se manifestaram contrárias ao PL

Reportagens
30 de novembro de 2021

Há 8 anos na Câmara, projeto que cria uma lei para o mar ainda não tem votação à vista

Série de reportagens investiga motivos da longa tramitação do projeto de lei que institui a Política Nacional para Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro

Salada Verde
30 de novembro de 2021

Trilha Transmantiqueira ganha reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente

A trilha de longo curso que cruza a Serra da Mantiqueira agora faz parte oficialmente do programa Rede Trilhas, para promover conectividade, conservação e turismo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta