Salada Verde

Serra dos Órgãos ganha novo abrigo

Parque Nacional inaugura novo abrigo na travessia Petrópolis-Teresópolis depois de semana de eventos comemorativos.

Redação ((o))eco ·
1 de dezembro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Abrigo do Açu, será inaugurado dia 04/12 é novo roteiro da travessia Petrópolis-Teresópolis (foto: Ernesto Castro/PARNASO)
Abrigo do Açu, será inaugurado dia 04/12 é novo roteiro da travessia Petrópolis-Teresópolis (foto: Ernesto Castro/PARNASO)

Nos dias 22 e 25, em encontro com gestores de mais sete parque, foram discutidos pontos chaves para o desenvolvimento da gestão no Parque, enquanto nos dias 26 e 27, o conselho consultivo reuniu-se com a equipe para aplicação de atividades previstas no plano de manejo para construírem o Mapa Estratégico do Parque, uma ferramenta de monitoramento das ações para 2011.

No dia 28 o parque abriu suas comemorações à população e realizou atividades de recreação em parceria com o SESC, além de apresentações musicais e roteiros pelas paisagens naturais da unidade. A festa contou com teatro de fantoches, capoeira, yoga e oficinas. As discussões voltaram nos dias 29 e 30 com o VIII Encontro de Pesquisadores do PARNASO, com apresentações de trabalhos na unidade de conservação com mais pesquisas do Brasil.

Porém, um dos pontos chave das comemorações do parque foi a finalização da construção do Abrigo de Montanha do Castelo-Açu, completado no dia 30/11. O novo abrigo, abriga 30 visitantes, em uma das trilhas mais tradicionais e belas do brasil, a travessia Petrópolis-Teresópolis.

Faça uma visita virtual à trilha Petrópolis – Teresópolis 

O Abrigo do Açu fica a 2.150 metros de altitude, depois de 9 quilômetros de caminhada e conta com paredes feitas com madeira certificada, energia solar e tratamento biológico de afluentes, e além de ecológico, dispõe de beliches, banho quente e cozinha, um ótimo local de lazer e descanso para visitantes. É o segundo abrigo do parque, depois do Abrigo Pedra do Sino, inaugurado em 2001.
 
Depois de desmontado e transportado de helicóptero para ser remontado no local, o abrigo ganhou a concessão do serviço no parque, garantindo pessoal para trabalhar junto aos visitantes na segurança e organização da travessia. (Laura Alves)
Veja fotos da semana comemorativa (fotos: cortesia do PARNASO):

Atividades de yoga realizados no PARNASO no dia 28.

Teatro de fantoches para crianças fez parte da comemoração.

Leia também

Notícias
15 de julho de 2024

Reforma tributária: Brasil perde chance de colaborar com meio ambiente, diz organização

Na primeira grande regulamentação da Reforma Tributária, Congresso deixa de sobretaxar produtos nocivos ao meio ambiente

Reportagens
15 de julho de 2024

Na Amazônia, o fruto que alimenta há milhares de anos encara a ameaça das mudanças climáticas

O açaí está na base do prato para muitas populações amazônicas, mas com colheitas reduzidas por causa das mudanças climáticas, comunidades encaram uma perda que é alimentar, cultural e econômica

Colunas
15 de julho de 2024

Pensando como ancestrais para salvar o planeta

Para pensar de forma ancestral, o Brasil terá que abandonar nocivas ilusões petroleiras e a destruidora ambição do agronegócio predador

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.