
Nos dias 22 e 25, em encontro com gestores de mais sete parque, foram discutidos pontos chaves para o desenvolvimento da gestão no Parque, enquanto nos dias 26 e 27, o conselho consultivo reuniu-se com a equipe para aplicação de atividades previstas no plano de manejo para construírem o Mapa Estratégico do Parque, uma ferramenta de monitoramento das ações para 2011.
No dia 28 o parque abriu suas comemorações à população e realizou atividades de recreação em parceria com o SESC, além de apresentações musicais e roteiros pelas paisagens naturais da unidade. A festa contou com teatro de fantoches, capoeira, yoga e oficinas. As discussões voltaram nos dias 29 e 30 com o VIII Encontro de Pesquisadores do PARNASO, com apresentações de trabalhos na unidade de conservação com mais pesquisas do Brasil.
Porém, um dos pontos chave das comemorações do parque foi a finalização da construção do Abrigo de Montanha do Castelo-Açu, completado no dia 30/11. O novo abrigo, abriga 30 visitantes, em uma das trilhas mais tradicionais e belas do brasil, a travessia Petrópolis-Teresópolis.
Faça uma visita virtual à trilha Petrópolis – Teresópolis
O Abrigo do Açu fica a 2.150 metros de altitude, depois de 9 quilômetros de caminhada e conta com paredes feitas com madeira certificada, energia solar e tratamento biológico de afluentes, e além de ecológico, dispõe de beliches, banho quente e cozinha, um ótimo local de lazer e descanso para visitantes. É o segundo abrigo do parque, depois do Abrigo Pedra do Sino, inaugurado em 2001.
Depois de desmontado e transportado de helicóptero para ser remontado no local, o abrigo ganhou a concessão do serviço no parque, garantindo pessoal para trabalhar junto aos visitantes na segurança e organização da travessia. (Laura Alves)
Veja fotos da semana comemorativa (fotos: cortesia do PARNASO):
Atividades de yoga realizados no PARNASO no dia 28.

Leia também

O Cerrado está secando, mas os campos úmidos seguem desprotegidos
Veredas, nascentes e áreas alagáveis somem sob o atropelo do agro, enquanto brechas e omissões fragilizam a aplicação da lei →

Governo lança consulta pública sobre nova governança da RedeTrilhas
Aberta até 24 de julho, a pesquisa tem como objetivo fortalecer o programa, que une a conservação ambiental, turismo e conhecimentos tradicionais →

Aprovação do PL do Licenciamento trará consequências diplomáticas para o Brasil, alertam especialistas
Confira a lista de tratados e acordos internacionais que serão descumpridos com o afrouxamento do licenciamento ambiental →