Depois de dez dias de reunião com chefes e coordenadores de fiscalização do setor de combate a incêndios, tráfico de animais e monitoramento ambiental, o Ibama anunciou, no último dia 10, aumento de suas operações de fiscalização em 2011. Serão realizadas 1300 operações de fiscalização para combater ilícitos ambientais como desmatamento ilegal, biopirataria, pesca predatória, queimadas não autorizadas, tráfico de animais e degradação de áreas com o plantio de organismos geneticamente modificados ao longo do próximo ano.
Todas essas operações estão descritas no Plano Nacional de Proteção Ambiental (PNAPA 2011). O PNAPA também prevê atividades de prevenção e combate a emergencias ambientais e incêndios florestais, intensificando o monitoramento já realizado em 2010 e que ajudou na redução do desmatamento na Amazônia Legal brasileira (uma queda de 14%).
Segundo comunicado distribuído à imprensa, o novo planejamento do Ibama será realizado com o mesmo orçamento e com a mesma estrutura logística. O órgão ambiental apostará com as políticas de “dissuasão, descapitalização de infratores e apreensão de produtos do crime ambiental”. (Laura Alves)
Leia também

Pesquisadoras encontram quatro populações de anta na Caatinga
Há 13 anos a espécie era considerada extinta no bioma. Descoberta muda status de conservação da anta e exige medidas de conservação, diz INCAB →

21% das moradias da capital do Rio de Janeiro são muito vulneráveis às chuvas extremas, aponta índice
Cruzamento de dados de risco geológico e indicadores socioeconômicos levantou que quase 600 mil casas estão em áreas de risco no município do Rio de Janeiro →

R$ 100 milhões são destinados a operação de reflorestamento na Amazônia
Financiamento é do Novo Fundo Clima, vinculado ao MMA. O valor será destinado a uma startup de remoção de carbono. →