Salada Verde

França quer aumentar caça de javali

Aumento da população do animal está causando acidentes nas estradas e prejuízo nas plantações. Temporada de caça vai durar todo ano.

Redação ((o))eco ·
5 de janeiro de 2011 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um dos assuntos que mais causou polêmica aqui em ((o))eco, a proibição de caça de javalis no Brasil deve continuar em voga em 2011. Isso porque a França acaba de anunciar que liberou a caça do animal durante todo o ano. O governo considera que é preciso fazer controle da população, já que, somente em 2009, 20 mil acidentes foram causados pelos animais nas estradas do país.

A caça de javalis na França tem batido recordes sucessivos, chegando a 560 mil indivíduos mortos no inverno de 2009. O número é dez vezes maior ao que se caçava há 30 anos. A temporada estendida se deve ao fato de que os javalis estão invadindo cidades e jardins, além de causarem impactos na agricultura. O aumento da população do animal, que é nativo da Europa, está sendo relacionado com possíveis mudanças climáticas no continente. O tempo mais ameno teria aumentado a oferta de alimentos.

No Brasil, os javalis foram introduzidos no século 19 e são agora considerados uma praga na região Sul do país. A caça do animal foi proibida no ano passado através de uma portaria do Ibama, causando revolta em agricultores e caçadores do Rio Grande do Sul.

Leia também
A caça ao javali e outras pragas

Leia também

Colunas
4 de abril de 2025

O pônei da Ursula e o destino dos lobos europeus

Ou como movimentos pessoais podem ameaçar uma espécie memorável e o equilíbrio ecológico de todo um continente

English
4 de abril de 2025

The conservation of the lesser anteater in the Pantanal depends on protecting the giant armadillo

New research reveals the hypothesis that the burrows left by giant armadillos serve not only as shelters but also as feeding sites for anteaters

Análises
4 de abril de 2025

Futuro é uma palavra feminina

A luta pela paridade de gênero e maior equidade em todos os espaços é também uma questão ambiental ou mais do que isso, uma questão de sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.