Salada Verde

Turismo como gerador de renda

Incentivo à cooperativa de turismo pode auxiliar no desenvolvimento econômico de área protegida situada no principal remanescente florestal da Mata Atlântica.

Redação ((o))eco ·
22 de fevereiro de 2011 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
APA de Guaraqueçaba forma corredor de Mata Atlântica no norte do Paraná. foto: por J. X. Vianna
APA de Guaraqueçaba forma corredor de Mata Atlântica no norte do Paraná. foto: por J. X. Vianna
Use os cursores para explorar a área


Visualizar APA Guaraqueçaba em um mapa maior

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Fundação Interamericana, aportaram recursos em um projeto da Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba (Cooperguará Ecotur),no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. O objetivo é fortalecer as atividades de turismo na região a partir de melhorias na gestão da entidade, serviços oferecidos e opções de roteiros.

Embora se situe em área de extensa riqueza natural, integrante do maior e mais importante remanescente florestal da Mata Atlântica em todo o país (o Corredor da Serra do Mar), a região em que a APA se situa apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Ao longo de seus mais de três quilômetros quadrados de extensão, a unidade abriga outras áreas protegidas, como o Parque Nacional de Superaguri e a Estação Ecológica de Guaraqueçaba. Juntas, elas formam um grande mosaico de atrativos e altos níveis de belezas cênicas.

Para além de incrementar as visitações públicas na região, a Cooperguará (iniciativa de pequenos empreendedores para aumentar o turismo de base comunitária) também procura interromper o extrativismo e a caça ilegal, responsáveis pelos piores impactos da APA. Os moradores locais serão envolvidos no processo, o que lhes garantirá capacitação e acréscimo nas rendas familiares. Esta medida também deve reduzir os crimes ambientais. (Felipe Lobo)

Leia também

Reportagens
11 de setembro de 2024

Por quem bate o coração do tamanduá?

Programa de conservação do tamanduá-bandeira em MG usa sensores cardíacos para avaliar bem-estar de animais reintroduzidos. Vinte tamanduás já retornaram à natureza

Reportagens
10 de setembro de 2024

Com queimada recorde, Lula anuncia criação da Autoridade Climática

Em evento em Manaus, presidente retira da gaveta a criação da Autoridade Climática, anuncia medidas contra a seca e defende que pavimentação da BR 319 tem que “ser sustentável”

Reportagens
10 de setembro de 2024

Em Rio Branco, candidatos não tratam fumaça como emergência de saúde

((o))eco analisa como candidatos à prefeitura da capital acreana abordam alguns dos principais problemas ambientais da cidade: queimadas, secas, enchentes, saneamento básico e tratamento de água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.