
Use os cursores para explorar a área
|
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Fundação Interamericana, aportaram recursos em um projeto da Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba (Cooperguará Ecotur),no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. O objetivo é fortalecer as atividades de turismo na região a partir de melhorias na gestão da entidade, serviços oferecidos e opções de roteiros.
Embora se situe em área de extensa riqueza natural, integrante do maior e mais importante remanescente florestal da Mata Atlântica em todo o país (o Corredor da Serra do Mar), a região em que a APA se situa apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Ao longo de seus mais de três quilômetros quadrados de extensão, a unidade abriga outras áreas protegidas, como o Parque Nacional de Superaguri e a Estação Ecológica de Guaraqueçaba. Juntas, elas formam um grande mosaico de atrativos e altos níveis de belezas cênicas.
Para além de incrementar as visitações públicas na região, a Cooperguará (iniciativa de pequenos empreendedores para aumentar o turismo de base comunitária) também procura interromper o extrativismo e a caça ilegal, responsáveis pelos piores impactos da APA. Os moradores locais serão envolvidos no processo, o que lhes garantirá capacitação e acréscimo nas rendas familiares. Esta medida também deve reduzir os crimes ambientais. (Felipe Lobo)
Leia também

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30
À comunidade internacional, André Corrêa do Lago delineia o que ele espera que seja alcançado nas negociações preparatórias de Bonn →

Que semana, hein?
Apesar das batalhas perdidas e dos ciclos que se fecham, a luta ambiental tem que seguir →

O Brasil e o mundo dão adeus a Sebastião Salgado, que viveu 81 anos de histórias e imagens
O fotógrafo dedicou grande parte da vida aos temas humanistas e ecológicos, incluindo a restauração de ambientes naturais →