Salada Verde

Itália prova carne orgânica do Pantanal

Em parceria com o WWF, associação de produtores orgânicos promove degustação para cozinheiros do velho continente.

Redação ((o))eco ·
24 de março de 2011 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Daniele Bragança

Nesta quinta-feira (24), haverá uma apresentação da carne orgânica do Pantanal a um público especializado dos setores de alimentos e varejo na cidade de Mosciano Sant’Angelo, região de Abruzzo, na Itália. A ação, que tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e promovida pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) – ABPO Pantanal Orgânico – com parceria do WWF.

A degustação faz parte de um conjunto de atividades voltado para a divulgação da economia do Estado. Em fevereiro, o presidente da ABPO, Leonardo Leite de Barros, e o coordenador do Programa Pantanal para Sempre do WWF Brasil, Michael Becker, estiveram na feira mundial de produtos orgânicos, a Biofach, em Nuremberg, na Alemanha, considerada a maior feira do ramo no mundo. Falaram para 80 convidados sobre as qualidades da carne orgânica do Pantanal.

“Após Nuremberg, fomos à Itália para encontrar pessoas que contatadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que tinham visitado nossas propriedades no Pantanal em 2010. Lá, depois de contatos com empresários locais, resolvemos oferecer uma degustação em um famoso restaurante da região, tendo como responsável pelo cardápio um chef local ”, conta Leonardo.

A Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) foi criada em 2001 por pecuaristas da região do Pantanal. Por ser orgânica, agrega valor à carne do Pantanal através da melhoria da rentabilidade do negócio pecuário, associado a baixos impactos.

A associação envolve 20 fazendas localizadas nas sub-regiões da Nhecolândia e Nabileque no Pantanal sul-mato-grossense, totalizando mais de 110 mil hectares, com um rebanho estimado em 55 mil cabeças de gado.

Leia também

Podcast
21 de novembro de 2024

Entrando no Clima#40 – Florestas como forças de estabilização climática

Podcast de ((o))eco fala sobre como as florestas têm ganhado espaço nas discussões da COP 29

Diálogo entre líderes globais - alinhando a ação climática e a conservação da biodiversidade. Foto: Kamran Guliyev / UN Climate Change
Notícias
21 de novembro de 2024

ONU espera ter programa de trabalho conjunto entre clima e biodiversidade até COP30

Em entrevista a ((o))eco, secretária executiva da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU fala sobre intersecção entre agendas para manter o 1,5ºC

Reportagens
21 de novembro de 2024

Livro revela como a grilagem e a ditadura militar tentaram se apoderar da Amazônia

Jornalista Claudio Angelo traz bastidores do Ministério do Meio Ambiente para atestar como a política influencia no cotidiano das florestas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.