Salada Verde

Itália prova carne orgânica do Pantanal

Em parceria com o WWF, associação de produtores orgânicos promove degustação para cozinheiros do velho continente.

Redação ((o))eco ·
24 de março de 2011 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Daniele Bragança

Nesta quinta-feira (24), haverá uma apresentação da carne orgânica do Pantanal a um público especializado dos setores de alimentos e varejo na cidade de Mosciano Sant’Angelo, região de Abruzzo, na Itália. A ação, que tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e promovida pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) – ABPO Pantanal Orgânico – com parceria do WWF.

A degustação faz parte de um conjunto de atividades voltado para a divulgação da economia do Estado. Em fevereiro, o presidente da ABPO, Leonardo Leite de Barros, e o coordenador do Programa Pantanal para Sempre do WWF Brasil, Michael Becker, estiveram na feira mundial de produtos orgânicos, a Biofach, em Nuremberg, na Alemanha, considerada a maior feira do ramo no mundo. Falaram para 80 convidados sobre as qualidades da carne orgânica do Pantanal.

“Após Nuremberg, fomos à Itália para encontrar pessoas que contatadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que tinham visitado nossas propriedades no Pantanal em 2010. Lá, depois de contatos com empresários locais, resolvemos oferecer uma degustação em um famoso restaurante da região, tendo como responsável pelo cardápio um chef local ”, conta Leonardo.

A Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) foi criada em 2001 por pecuaristas da região do Pantanal. Por ser orgânica, agrega valor à carne do Pantanal através da melhoria da rentabilidade do negócio pecuário, associado a baixos impactos.

A associação envolve 20 fazendas localizadas nas sub-regiões da Nhecolândia e Nabileque no Pantanal sul-mato-grossense, totalizando mais de 110 mil hectares, com um rebanho estimado em 55 mil cabeças de gado.

Leia também

Caatinga arbórea na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas, em Crateús, no Ceará. Foto: Michael Esquer
Análises
9 de maio de 2025

Caatinga: o bioma quase esquecido que resiste com ciência, conservação e esperança

As iniciativas de conservação, a produção constante de pesquisas científicas e o envolvimento cada vez maior da sociedade oferecem novas perspectivas para a Caatinga

Notícias
9 de maio de 2025

Após pressão, Helder Barbalho pede fim dos embargos em Altamira

Governador do Pará leva comitiva a Brasilia para pedir que governo federal libere as 544 propriedades com ilícitos ambientais embargadas pelo MMA em Altamira

Notícias
9 de maio de 2025

Em carta, presidência da COP30 fala em “preparar-se para o imponderável”

Na segunda carta à comunidade internacional, André Corrêa do Lago fala de metas autodeterminadas. Sociedade civil critica ausência de menção ao fim dos fósseis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.