Salada Verde

Itália prova carne orgânica do Pantanal

Em parceria com o WWF, associação de produtores orgânicos promove degustação para cozinheiros do velho continente.

Redação ((o))eco ·
24 de março de 2011 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Daniele Bragança

Nesta quinta-feira (24), haverá uma apresentação da carne orgânica do Pantanal a um público especializado dos setores de alimentos e varejo na cidade de Mosciano Sant’Angelo, região de Abruzzo, na Itália. A ação, que tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e promovida pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) – ABPO Pantanal Orgânico – com parceria do WWF.

A degustação faz parte de um conjunto de atividades voltado para a divulgação da economia do Estado. Em fevereiro, o presidente da ABPO, Leonardo Leite de Barros, e o coordenador do Programa Pantanal para Sempre do WWF Brasil, Michael Becker, estiveram na feira mundial de produtos orgânicos, a Biofach, em Nuremberg, na Alemanha, considerada a maior feira do ramo no mundo. Falaram para 80 convidados sobre as qualidades da carne orgânica do Pantanal.

“Após Nuremberg, fomos à Itália para encontrar pessoas que contatadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que tinham visitado nossas propriedades no Pantanal em 2010. Lá, depois de contatos com empresários locais, resolvemos oferecer uma degustação em um famoso restaurante da região, tendo como responsável pelo cardápio um chef local ”, conta Leonardo.

A Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) foi criada em 2001 por pecuaristas da região do Pantanal. Por ser orgânica, agrega valor à carne do Pantanal através da melhoria da rentabilidade do negócio pecuário, associado a baixos impactos.

A associação envolve 20 fazendas localizadas nas sub-regiões da Nhecolândia e Nabileque no Pantanal sul-mato-grossense, totalizando mais de 110 mil hectares, com um rebanho estimado em 55 mil cabeças de gado.

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Colunas
6 de fevereiro de 2026

O aumento das passagem pagamos com o bolso e com a saúde

Na corrida pela descarbonização, reduzir a dependência do transporte individual e valorizar o transporte público é premissa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.