Salada Verde

Manifestação ruralista reúne 25 mil produtores

Com gasto estimado de R$ 2 milhões, grande mobilização na Esplanada dos Ministérios pede votação do Código ainda este mês.

Redação ((o))eco ·
6 de abril de 2011 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Nathália Clark

Brasília – A movimentação e a imensa frota de ônibus assustaram quem passava desinformado pela manhã desta terça-feira, 5 de abril, na Esplanada dos Ministérios. A primeira grande manifestação de produtores rurais a favor da votação do Código Florestal Brasileiro virou uma das maiores que o canteiro central de Brasília já abrigou. A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reuniu cerca de 25 mil produtores em mobilização a favor das alterações propostas pelo relatório de Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Representantes de 19 estados estiveram presentes. Somente do Estado de Minas Gerais vieram 131 ônibus. Do Rio Grande do Sul, os 200 confirmados vieram de avião. Dos produtores rurais participaram pequenos e grandes. Mas, sem dúvida alguma, a mega manifestação era mesmo dos grandes. A CNA estima que o custo da organização do evento, incluindo gastos com transporte, alimentação e infraestrutura, ultrapassou a cifra dos R$ 2 milhões.

Além do deputado Aldo Rebelo e da senadora e presidente da CNA, Kátia Abreu (DEM-TO), Valdir Colatto (PMDB-SC), Moacir Micheletto (PMDB-PR), Paulo Piau (PMDB-MG), Abelardo Lupion (DEM-PR) e muitos outros parlamentares ruralistas marcaram presença. Também atestaram suas posições os deputados Giovani Cherini (PDT-RS) e Oziel Oliveira (PDT-BA), respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

As manifestações no palco montado em frente ao Congresso Nacional pediam a votação da matéria ainda neste mês. Lupion aproveitou para ameaçar os parlamentares que votarem contra a proposta. “Não há, nessa casa (Câmara dos Deputados), nenhum deputado que não tenha tido voto de produtor rural. Eles nos devem isso. Aqueles que nos traírem que nos esperem, pois iremos dar o troco”.

Kátia Abreu apelou para a religiosidade dos presentes em seu discurso. “Senhor, nós vos imploramos! Que o desencontro acidental de mentalidades, resultante do livre arbítrio (…), não transforme em renitência e ódio o que não passa de divergências sobre procedimentos”. Em outra passagem: “Senhor, aqui estamos para Vos pedir: onde haja equívocos, que prevaleça a verdade, onde haja paixão, que prevaleça a razão!”.

LEIA A COBERTURA COMPLETA DO CÓDIGO FLORESTAL

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Colunas
6 de fevereiro de 2026

O aumento das passagem pagamos com o bolso e com a saúde

Na corrida pela descarbonização, reduzir a dependência do transporte individual e valorizar o transporte público é premissa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.