A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lançou na quinta-feira (01) a consulta pública para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Em evento promovido na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ela anunciou que serão realizadas sete audiências públicas: cinco regionais, uma nacional e outra pela internet.
O documento preliminar para a participação da audiência estará no site do Ministério do Meio Ambiente a partir dessa segunda-feira (05), pelo prazo mínimo de 60 dias, contados da data da sua divulgação. A primeira será realizada neste mês de setembro, no Estado do Mato Grosso do Sul, reunindo a região Centro-Oeste.
O objetivo é mobilizar a sociedade e apresentar conceitos, propostas e o papel do descarte adequado para um Brasil que pretende ser sustentável. A meta mais ousada é a estipulada para o dia 3 de agosto de 2014, que prevê o fim dos lixões a céu aberto em todo o território nacional.
Leia também
Confirmado: 2024 foi o primeiro ano em que aquecimento da Terra ultrapassou 1,5ºC
Relatório do Serviço Meteorológico Europeu Copernicus confirma 2024 como o ano mais quente já registrado e o primeiro a superar a meta do Acordo de Paris →
Morte de bugios por febre amarela acende alerta da doença em SP
Quatro bugios encontrados mortos em Ribeirão Preto (SP) alertam para circulação do vírus da febre amarela na região. Organizações de saúde recomendam a vacinação da população →
A falácia das instituições no ecoturismo: lições não aprendidas
A gestão ambiental precisa ir além de medidas pontuais. Enquanto discursos vazios persistirem, o ecoturismo sustentável continuará sendo uma promessa distante →