Salada Verde

Ibama intercepta carga de aranhas vindas da África do Sul

A encomenda foi identificada nos procedimentos de raio-X dos Correios. Aranhas caranguejeiras vinham de Joanesburgo para o interior do Paraná.

Redação ((o))eco ·
30 de janeiro de 2014 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.
A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.

Agentes do Ibama apreenderam na última terça-feira (28) um pacote com aranhas caranguejeiras vindas de Joanesburgo, África do Sul. A encomenda foi identificada nos nos procedimentos de raio-X dos Correios, em Curitiba, para onde seguiria com destino a uma cidade do interior do estado do Paraná. O receptador foi multado por crime ambiental.

No pacote havia 4 aranhas caranguejeiras vivas, acondicionadas em recipientes plásticos. Os animais apreendidos foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para identificação e, tratando-se de espécie exótica, para as devidas destinações que impeçam a introdução da espécie no meio ambiente.

A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental, com pena de detenção de até um ano de prisão e multa. Há 2 anos o Ibama desenvolve parceria no Paraná com os Correios, o que possibilita que o órgão ambiental tenha maior eficiência na ação contra o tráfico de animais e a biopirataria.

Para Jorge Augusto Callado Afonso, superintendente do Ibama no Paraná, os convênios são imprescindíveis para “atuações em cooperação com outras instituições nas ações de combate à ilícitos ambientais”.

 

Raio-X “dedurou” a encomenda inusitada. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.
Raio-X “dedurou” a encomenda inusitada. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.

 

Leia Também
Uma aranha gigante brasileira
Aranhas, escorpiões e insetos da Amazônia em fotos
Biopirataria e o desafio da gestão de florestas públicas

 

Leia também

Notícias
3 de julho de 2024

Mais sustentabilidade e menos juros: a aposta do novo Plano Safra

Anúncio do Plano Safra 2024/2025 renova incentivo aos produtores rurais que adotem sistemas sustentáveis, com redução de juros, e amplia investimento na agricultura familiar

Notícias
3 de julho de 2024

Governo ingressou no STJ contra greve ambiental horas antes de ministra prometer renegociar

Ação da Advocacia-Geral da União foi protocolada no STJ às 9:29 de terça; ministra Esther Dweck prometeu, no início da tarde do mesmo dia, reabrir negociações com servidores

Salada Verde
3 de julho de 2024

Governo federal anuncia concursos para a área ambiental com total de 200 vagas

Serão 180 vagas para o ICMBio e 20 para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro; concurso com 260 vagas para o Ibama também está previsto, mas ainda não foi autorizado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.