Salada Verde

Ibama intercepta carga de aranhas vindas da África do Sul

A encomenda foi identificada nos procedimentos de raio-X dos Correios. Aranhas caranguejeiras vinham de Joanesburgo para o interior do Paraná.

Redação ((o))eco ·
30 de janeiro de 2014 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.
A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.

Agentes do Ibama apreenderam na última terça-feira (28) um pacote com aranhas caranguejeiras vindas de Joanesburgo, África do Sul. A encomenda foi identificada nos nos procedimentos de raio-X dos Correios, em Curitiba, para onde seguiria com destino a uma cidade do interior do estado do Paraná. O receptador foi multado por crime ambiental.

No pacote havia 4 aranhas caranguejeiras vivas, acondicionadas em recipientes plásticos. Os animais apreendidos foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para identificação e, tratando-se de espécie exótica, para as devidas destinações que impeçam a introdução da espécie no meio ambiente.

A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental, com pena de detenção de até um ano de prisão e multa. Há 2 anos o Ibama desenvolve parceria no Paraná com os Correios, o que possibilita que o órgão ambiental tenha maior eficiência na ação contra o tráfico de animais e a biopirataria.

Para Jorge Augusto Callado Afonso, superintendente do Ibama no Paraná, os convênios são imprescindíveis para “atuações em cooperação com outras instituições nas ações de combate à ilícitos ambientais”.

 

Raio-X “dedurou” a encomenda inusitada. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.
Raio-X “dedurou” a encomenda inusitada. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.

 

Leia Também
Uma aranha gigante brasileira
Aranhas, escorpiões e insetos da Amazônia em fotos
Biopirataria e o desafio da gestão de florestas públicas

 

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.