O código florestal entrou de vez como avanço no discurso de conquistas ambientais do governo Dilma. Dessa vez, coube a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, reafirmar o que já estava grafado no plano de governo apresentado ao TSE. A fala foi registrada pelo site oficial da campanha pela reeleição durante encontro dos socioambientalistas com Dilma, evento que aconteceu na manhã do último domingo (14), em Brasília.
Tendo uma ex-ministra do meio ambiente em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o discurso sobre as conquistas ambientais do governo petista incorporou desde a queda do desmatamento na Amazônia () a mudança do Código Florestal feito pelo Congresso Nacional.
“Essa é a diferença do governo Dilma, é um governo que olha pro socioambiental realmente procurando soluções que sejam inclusivas, como foi o exemplo do Código Florestal. Durante anos, as pessoas adiaram decisão. Quem teve condição de decidir, não decidiu, deixando 90% dos agricultores familiares desse país na ilegalidade. Na hora que a gente construiu as soluções, todos agora querem apoiar as soluções”, afirmou a ministra.
A ministra também afirmou que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) ganhou envergadura muito maior do que tinha no passado, “tendo a capacidade de articular os vários ministérios em torno de políticas ambientais”.
“Votar em Dilma significa votar em soluções, numa política ambiental que vive de soluções e não de uma política ambiental que vive de problemas”, alfinetou.
Video
Quando Marina Silva era chefe da pasta, travou lutas públicas com a então ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por causa do licenciamento das Usinas de Jirau e Santo Antônio, construídas no Rio Madeira. Em entrevista ao iG e à RedeTV na semana passada, Dilma disse que projetos como as usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau não foram executados como planejado pelo governo “por responsabilidade” da ex-senadora.
De acordo com o site oficial do Partido dos Trabalhadores, estiveram presentes no evento o teólogo Leonardo Boff, as ministras Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate À Fome, e o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República. Ainda segundo o PT, mais de 200 pessoas se reuniram no Eixão de Brasília para apoiar a candidata.
Leia Também
Código Florestal vira conquista ambiental no programa de Dilma Rousseff
Criação de áreas marinhas protegidas está estagnada
Geraldo Abreu: “Implementar Código Florestal é o maior desafio”
Leia também
ONU espera ter programa de trabalho conjunto entre clima e biodiversidade até COP30
Em entrevista a ((o))eco, secretária executiva da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU fala sobre intersecção entre agendas para manter o 1,5ºC →
Livro revela como a grilagem e a ditadura militar tentaram se apoderar da Amazônia
Jornalista Claudio Angelo traz bastidores do Ministério do Meio Ambiente para atestar como a política influencia no cotidiano das florestas →
MPF afirma que Pará faz propaganda “irresponsável” de ações contra queimadas
Procuradoria da República no estado apontou “discrepância entre o discurso e a prática”; procuradores pediram informações a autoridades estaduais e federais →