Salada Verde

CBUC: a hora e a vez das unidades de conservação no Brasil

Realizado desde 1997, evento reúne especialistas reconhecidos globalmente na área de conservação e celebrará sua 8ª edição “misturando” gerações.

Redação ((o))eco ·
27 de janeiro de 2015 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Representantes do ICMBio e de órgãos ambientais estaduais posam para a foto durante a VII edição do CBUC, em 2012, que aconteceu em Natal. Foto: Equipe ((o))eco.
Representantes do ICMBio e de órgãos ambientais estaduais posam para a foto durante a VII edição do CBUC, em 2012, que aconteceu em Natal. Foto: Equipe ((o))eco.

Separe a data. A 8ª edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que esse ano volta a acontecer em Curitiba, quer ampliar o debate sobre gestão de áreas protegidas e o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Para isso, pretende botar a velha e a nova guarda do cenário ambiental brasileiro em campo.

A ideia é unir num mesmo evento os novos profissionais e pesquisadores e os que fizeram história na luta pelas unidades de conservação do país. A mistura, mais que bem vinda, permitirá um debate qualificado sobre gestão e desafios das unidades de conservação na perspectiva de diferentes gerações de profissionais.

Entre os palestrantes por ora confirmados está o cineasta Fernando Meirelles, o biólogo de campo George Schaller, a ambientalista Maria Tereza Jorge Pádua, colunista de ((o))eco e membro do conselho da Associação ((o))eco, que responde pelo site e o ministro do meio ambiente da Austrália, Peter Garrett, uma celebridade internacional mais conhecido pela sua fase musical: Garrett é  ex-vocalista da banda Midnight Oil. Empossado em cargo político,  liderou o histórico caso de sucesso na Corte Internacional de Justiça contra a caça baleeira japonesa. Um grande feito.

Como na edição de 2012, realizada em Natal (RN), o site ((o))eco e o Wikiparques terão participação ativa, montando um estúdio para entrevista em vídeo com os participantes e fazendo a cobertura de ponta a ponta do evento.

Programação

A palavra de ordem da oitava edição do CBUC será abrangência e portanto a programação também incluirá palestrantes de outras áreas do conhecimento.

Serão 4 dias de eventos, entre os dias 21 e 25 de setembro. O congresso acontecerá no mesmo mês em que a Fundação O Boticário, organizadora do evento, completará 25 anos de existência.

Além do CBUC em si, considerado o maior encontro sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina, ocorrerão ao mesmo tempo dois eventos paralelos, que vem sendo incorporado há pelo menos 4 edições: o Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que está em sua 4ª edição e a Mostra de Conservação da Natureza, que está em sua 5ª.

Confira a programação preliminar do CBUC 2015.

Evento: VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)
Onde: Curitiba, Paraná.
Quando: entre os dias 21 e 25 de setembro.
Subtemas do VIII CBUC
22/09: Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): concepção, implementação e situação atual
23/09: Fazendo a diferença: histórias transformadoras
24/09: Inovando na conservação: plataformas colaborativas
25/09: Colocando em prática: o papel de cada um

Leia também

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Notícias
21 de outubro de 2021

Até 2020 Rondônia não possuía lei para regular destinação de terras públicas

Estado tem quase 30% de seu território ocupado por terras não destinadas. Briga entre Legislativo e Executivo rondonienses dificultam formalização dos processos

Reportagens
21 de outubro de 2021

Superintendente dá aval para obras que ameaçam habitat de peixe das nuvens cearense

Duplicação de rodovia no litoral do Ceará foi embargada pelo Ibama em janeiro para proteger espécie de peixe das nuvens ameaçada. Com desembargo, pesquisadores temem pela destruição do habitat já restrito da espécie

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta