Desde quinta-feira, dia 22, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos, no Rio Canoas, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, encontra-se quase vazio. O motivo é a abertura das comportas no túnel de desvio. Uma fissura na barragem já tinha sido detectada desde outubro do ano passado, quando as comportas para o enchimento do lago foram fechadas. Na ocasião, notou-se que um bloco de concreto havia sido deslocado abrindo a brecha. Mas nesta semana o vazamento passou de 30 litros por segundo para 3 mil litros por segundo, obrigando a operadora da usina, a Campos Novos Energia (Enercan) a esvaziar o lago. Em nota, o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) classificou a redução de 190 metros do nível da água como “perda total de controle” pela Enercan.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
SOS Mata Atlântica promove debate com candidatas ao Senado por São Paulo
Marina Silva, Simone Tebet e Soninha Francine apresentam propostas ambientais em debate sobre a Mata Atlântica →
Assembleia Legislativa do Paraná aprova Sistema Estadual de Trilhas
Projeto de lei que cria o SETrilhas/PR, com o objetivo de alavancar a agenda regionalmente e consolidar a integração com a Rede Brasileira de Trilhas, segue para sanção →
Relação Brasil-China pode impulsionar rastreabilidade da carne bovina na Amazônia
Maior comprador de carne e soja brasileiras, país asiático pode ajudar a transformar exigências comerciais em incentivos para integrar sistemas e melhorar a transparência das cadeias →

