Pequenos agricultores e ribeirinhos de Lagamar (MG) reuniram-se hoje com o deputado federal Marcos Montes (DEM/MG), em Brasília (DF). Trouxeram debaixo do braço novas denúncias contra a a mineração no município vizinho de Vazante e pediram providências ao parlamentar.
Segundo eles e um relatório da Associação Vazantina de Ecologia, os rios Santa Catarina e Paracatu vêm recebendo esgotos e efluentes industriais e moradores que usam suas águas têm sofrido com dores de cabeça e estômago, irritação nos olhos e na pele e feridas nos membros inferiores. Também têm encontrado animais mortos e registrado abortos em vacas e éguas. Ambos os mananciais são afluentes do Rio São Francisco.
Por meio de sua assessoria de imprensa, Montes informou que os reclames foram protocolados na Comissão de Meio Ambiente da Câmara. Já a secretaria da comissão comentou a O Eco que o material será encaminhado aos demais parlamentares e órgãos de meio ambiente. Novas audiências públicas sobre o caso, que se arrasta agora na Justiça em Patos de Minas (MG) não foram descartadas.
Para quem não lembra, Vazante é palco de um dos maiores crimes ambientais do país, onde uma mineração subterrânea de grandes proporções está provocando o afundamento do terreno em milhares de pontos e causando a poluição crônica de águas superficiais e subterrâneas.
Lembre o caso:
Um município entrando no buraco
Tudo calmo em Patos
Polêmica persistente em Vazante
Leia também
Ibama cria comissão para gerir bens apreendidos e tenta dar mais agilidade às destinações
Portaria fixa prazo de 30 dias para criação das comissões e detalha critérios técnicos para avaliar, doar ou leiloar bens apreendidos em fiscalizações ambientais →
Onde os biomas se abraçam
Saberes tradicionais fortalecem a Caatinga na Serra de Exu; Desde 2016, anualmente ocorre um encontro que celebra essa sociobiodiversidade →
ICMBio regulamenta voos de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu
Nova portaria fixa altitude mínima, horários restritos e proíbe drones recreativos no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná →




